quarta-feira, 21 de março de 2018

A Terra de Amílcar Cabral, fundador de nacionalidade guineense, de pansau Na Isna, de Titina Sila, de Domingos Ramos, de Osvaldo Vieira, de Nino Vieira, de Malam Bacai sanha entre outros herois nacionais sem gove já a mais de 60 dias.
 E é pela primeira vez que isso aconteceu na história de um país. Assim podemos afirmar que o nosso povo, o nosso país já estão cansados com o impasse politico que persiste na Guiné-Bissau.

 A instabilidade que existe na Guiné-Bissau, é devido o não respeito das instituiçoes que fazem funcionar a Democracia. 

Os lideres politicos são arrogantes, pretensiosos, malandros, gratuitamente rebeldes, atrevidamente ignorantes, ostensivamente preguiçosos e pateticamente revoltados ! 

Agora pergunto como é que a Guiné-Bissau pode ter um Primeiro Ministro sem o seu elenco governamental ? Isso é uma vergonha para o nosso país que tem recursos humanos com competências.

 Imagina uma Nação sem  um aparelho de Estado … isto significa que administração guineense esta completamente em disfuncionamento, paralizado. Tendo em conta a falta de entendimento entre  os autores politicos guineenses.

Infelizmente é o resultado da politica de bajulação, da ausência da cultura de paz, de trabalho, do desprezo e medo dos intelectuais, da corrupção e do desconhecimento do regime juridico do Estado, que é uma pessoa  juridica com direitos e obrigações, com poderes e deveres.

Despiram o nosso Estado da sua obrigação de cuidar dos cidadãos, de lhes prestar serviço e assistência. Logo, o Estado esta a diluir-se Até administrativamente : repara que nem controla as nossas ilhas e mares, por falta de investimento publico na administração do  território, pois a corrupção esvazia os cofres do Estado e os dirigentes só querem servir-se. É muito triste.

É necessário que os politicos, líderes de cada Partido, chefes tradicionais, chefes religiosos assim como a sociedade civil e os responsáveis das médias juntarem de mãos dadas no sentido  de abrir a porta para um diálogo eficaz com objectivo de encontrar uma solução na resolução da crise guieense que assola o país a mais de dois anos.

Não há milagre sem trabalho Deus nos deu tudo. Mais agora é certo que ele não tem de descer do céu para fazer o nosso trabalho, o nosso dever, pois já fez a parte dele : deu-nos vida, saúde, conhecimento e oportunidades ! Os guineenses devem perdoar-se uns aos outros e esquecer o passado o rancor, o ódio, a inveja, intriga, a mentira e o diz que diz e pensar no país que os nossos antigos combatentes de liberdade da Patria libertou. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.