segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018


Discurso dia 18.02.2018 – Marcha Contra as Sanções da CEDEAO

Viva a Republica da Guiné Bissau!

Compatriotas, devemos dizer bem alto obrigado a Rússia e a China. 

Estes dois países apoiaram Cabral para formar os nossos militares. Eles deram armas a Cabral para conquistar a nossa soberania. Eles foram os aliados do PAIGC de A. Cabral para a conquista da Independência. 

As declarações destes dois países nas Nações Unidas, há dias, prova uma vez mais que  eles foram e são amigos e irmãos do nosso humilde Povo. 

Por isso Viva a Federação da Rússia! Viva a Republica Popular da China!

O PAIGC de Domingos Simões Pereira (DSP) e a sua claque, para poderem estar no poder, para venderem as riquezas da nossa Nação,  não se importam de fabricar uma imagem negativa da nossa Pátria Amada. 

O DSP diz muitas inverdades à Comunidade internacional (C.I.). (Em crioulo dizemos: DSP ta conta cafumba)

O PAIGC de DSP diz que na Guiné Bissau vivemos num inferno. 

Eles dizem que na Guiné Bissau os cidadãos são espancados, que há prisões arbitrárias, que há prisioneiros políticos, que há torturas,  que não há liberdade de reuniões, que não há liberdade de expressão, que estamos a beira de uma calamidade humanitária. 

O DSP para fabricar maldades e inverdades é de facto o melhor do mundo.  

O PAIGC de DSP só não ousa dizer, que há mortes e fuzilamentos na Guiné Bissau, porque não podem fabricar os mortos.   

O PAIGC de DSP foi fazer manifestação à frente das Nações Unidas em Bissau para poder dizer a C.I. que não há direito à reunião na nossa terra. 

Mas eles não disseram a C.I. que quem não autorizou a realização da reunião deles foi o Tribunal e não o Governo ou o JOMAV.

Aliás, logo que houve uma segunda ordem do Tribunal eles fizeram a sua reunião, de “di boca iem, só sim senhor”,  a que eles chamaram de Congresso da disciplina. 

O PAIGC de DSP disse a C.I. que há censura da Imprensa na Guiné Bissau. Mas todos os dias ouvimos as rádios, vemos a Televisão nacional e estrangeira, lemos os jornais, consultamos os bloques etc. Alguém foi censurado? Alguém foi incomodado? 

Desde que o Jomav é Presidente, algum jornalista foi espancado ou preso? Ou alguém foi preso por dizer sua opinião? 

Eu mesmo critiquei o Presidente Jomav na ANP e não fui preso! Felizmente o Guineense diz e fala o que pensa, diz o que quer e como quer!

O PAIGC de DSP diz que há violação da Constituição e subversão da ordem constitucional.

Mas até hoje, o STJ não declarou nenhum acto do Presidente Jomav ou dos 19 cidadãos sancionados como sendo inconstitucional.   

E quem declara inconstitucionalidade na Guiné Bissau é o STJ e não o DSP e a sua claque.

Devemos dizer ao DSP que é mentira dizer que na Guiné Bissau não há respeito dos direitos do homem e do cidadão. È mentira dizer que não há liberdade de reunião, que é mentira dizer que não há liberdade de manifestação ou de liberdade de imprensa e é uma grade mentira dizer que há subversão da ordem constitucional.

Na Guiné Bissau não há prisões arbitrarias, nem torturas e nem mortes. 



Devemos dizer ao DSP e a sua claque que na nossa democracia há mais liberdade de imprensa, há mais liberdade de expressão, há mais liberdade de reunião,  há mais liberdade manifestação do que na maioria dos países africanos. 

Por isso: Viva a Democracia da República da Guiné Bissau.

Com base nas inverdades fabricadas pelo DSP em colaboração com o Mediador para a Guiné Bissau Alfa Condé e com o Presidente da Comissão da CEDEAO Marcelo de Sousa, a CEDEAO decretou injustas e infundadas sanções contra 19 cidadãos, abertamente visando o Presidente Jomav, tentando intimidar políticos e Deputados da Nação e ultrajando e interferindo no nosso poder judicial. 

O DSP e a sua claque diz que estas sanções não ofendem a soberania. 

Diz que estas sanções não são contra a Guiné Bissau, mas sim contra as pessoas que impedem a execução do Acordo de Conacri. Contra as pessoas que bloqueiam o exercício dos direitos do homem e dos cidadãos. Contra as pessoas que estão a bloquear o exercício da democracia no nosso pais. Contra as pessoas que subverteram a ordem constitucional. 

Mas que grande mentira! 

Dar sanções com base na mentira fabricada pelo DSP ao filho do Presidente da República não é falta de respeito ao nosso país? Dar sanções com base na mentira aos Magistrados de um pais soberano não é interferir no seu poder judicial? Dar sanções a Deputados das Nação e Deputados da CEDEAO, sem levantar as respetivas imunidades parlamentares, não é desrespeito a nossa Pátria e a própria CEDEAO? 

Dar sanções a políticos que discordam do PAIGC do DSP não é interferir na disputa politica interna da Guiné Bissau?

Uma disputa política resolve-se com eleições e não com sanções a uma das partes em contenda. 



Esquecer ou fingir não entender qual a responsabilidade do DSP e do Cipriano Cassamá na obstrução do exercício da democracia e no incumprimento das obrigações constitucionais dos Deputados, através do abusivo encerramento da ANP, descredibiliza a CEDEAO e a natureza destas sanções.  

Estas Sanções são encomendadas por interesses obscuros. Estas sanções foram encomendadas pelo DSP e a sua claque a troco da promessa de venda das nossas riquezas. 

Mas nós estamos cá e vamos impedir que esses negócios obscuros se concretizem.

O DSP e a sua claque dizem que em 2012 os militares foram sancionados e não a Guiné Bissau. Em 2012 os militares foram sancionados porque fizeram golpe de estado. 

Será que os 19 sancionados fizeram golpe de estado?

Mas é bom relembrar que quem levou os nomes dos militares para as Nações Unidas foi o então Secretário Executivo da CPLP, isto é, o DSP.  

O DSP é useiro e vezeiro a levar nomes de cidadãos nacionais para as instâncias internacionais. (em crioulo: Ele é Ocaléro)

O DSP eliminou os seus adversários dentro do PAIGC e tal como ele diz, “disciplinou a velha e a nova guarda” do PAIGC e agora ele é o único galo. 

E agora, com a cumplicidade dos seus aliados e da sua claque, ele quer eliminar os seus adversários políticos a nível nacional para ser o Chefe Máximo, o Homem forte da Guiné Bissau. Ele quer ser em 2019 o próximo Presidente da República todo poderoso.

Queremos dizer ao DSP de que a Guiné Bissau não necessita de mais um “Homem forte” na nossa Historia.  


Na verdade o que ele quer é continuar a dividir os guineenses para reinar. 

Mas ele está totalmente enganado. Pois a guerra só agora começou. Vai ter que lutar muito para ganhar a estes cidadãos convictos e patriotas.

Guineenses não podemos tolerar mais divisões na nossa sociedade. È tempo de construirmos e fortificar a Nação. Todos temos de fazer esforços para nos aproximarmos uns dos outros. Todos temos de construir plataformas comuns. 

Não temos Parlamento, temos magistrados divididos, temos classe politica dividida, futebolistas divididos, artistas divididos, jornalistas divididos, famílias divididas, juventude dividida, desconfianças étnico-religiosas, desconfianças sociais, etc. etc.  Basta de tanta divisão!  

È hora de fazermos um esforço nacional para considerarmos em primeiro lugar os interesses da Nação.  

Sem um Estado e Instituições fortes nunca sairemos da pobreza, isto é, continuaremos  sem escolas de qualidade, sem saúde e sem emprego. 

Sem um Estado forte ninguém nos respeitará. Sem Estado vamos continuar a ser humilhados nas organizações internacionais. 

O período que atravessamos é duro, mas é necessário para a nossa formação. Estamos a apreender a aceitar a diferença. È duro mas torna-nos mais maduros para, no futuro próximo, fazermos melhores escolhas eleitorais.

Vamos todos nas próximas eleições escolher líderes que construam o Estado e que consolidem a Nação.

As eleições são a única via para acabarmos com esta crise e não estas as sanções injustas e ilegítimas!

Por isso: Eleições Já! Abaixo sanções injustas, infundadas e parciais! 

Viva a soberania da Guiné Bissau                    Viva a Guiné Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.