quarta-feira, 1 de novembro de 2017


BACIRO DJÁ FOI EXONERADO, FOI UM 1º MINISTRO, 2º MUITOS, BASTANTE POLÉMICO. ESTIMADO POR POUCOS E ODIADO POR MUITOS DEVIDO A SUA FORMA DE SER QUE ALGUNS O CONSIDERAM REBELDE E LETAL.  MAS AFINAL O QUE FOI QUE ESTEVE POR TRÁS DA SUA QUEDA?  VERDADE OU MENTIRA?
Baciro Djá, um colega de infância e de estudos durante longos anos em Cuba, amigo em todos os campos e muitas das vezes nos divergimos e brigamos e fomos ao fundo…, no entanto a verdadeira amizade sempre prevaleceu. 

Depois da sua queda quanto 1º ministro, ambos estivemos de costas viradas um com outro.  Estes dias falamos ao telefone, fui a sua casa e lá dissemos o que tínhamos dentro ultrapassando as nossas diferenças.


Todos nós que conhecemos Baciro Djá, somos unanimes numa coisa: É UMA PESSOA IMPREVISIVÉL E FRONTAL.

Todos nós erramos e cometemos erros a cada dia que passa, caímos e magoamos muitas das vezes a quem está do nosso lado quando amamos e trabalhamos, mas o que conta não é a queda, mas sim a quantidade de vezes que nos levantamos após a queda.

O país neste momento esta numa situação delicadíssima e complicada. Será que estamos todos nós na altura ou na posição do cumprimento de Conacry???

Aonde reside a legitimidade? Aonde reside a vontade de tudo ser resolvido na base do dialogo e do entendimento? Recordemos que Baciro Djá é um soldado politico em defesa dos interesses da nação disposto a qualquer momento dar a sua contribuição em todas as frentes e seja aonde fôr e para o que fôr quando fôr chamado. 

Baciro Djá foi 1º ministro de punho forte e duro em termos de decisões, e isso caíu mal a muita gente, disse e continua afirmando nunca compactuar com coisas que se direcionem ao nao encontro da verdade e da transparência.
Eu Doka Internacional, penso que neste momento precisamos nos unir em torno da estabilidade, paz e segurança e procurarmos esquecer o passado e reforçar no sentido de perdão e do dialogo.
Neste processo, homens como Baciro Djá fazem falta e deveremos nos posicionar da melhor forma possível a fim de matarmos o rancor.  Sermos verdadeiros com o nosso EU.
Portanto, que seja dado o 1º passo por todos para uma mesa chamada PAZ.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.