domingo, 28 de agosto de 2016

O Secretário de Estado do Ambiente da Guiné-Bissau, Eng.º Bernardo Braima Mané (Braima Cubano) está em Panamá, desde o dia 24 do mês em curso a Convite do Governo de Panamá, para assistir a 2ª Reunião do Centro Internacional sobre REDD+ (ICIREDD) e a 2ª Reunião Latinoamericana sobre os Desafios de Bona (Bonn Challenge). 




















Nesta reunião, o Secretário de Estado é acompanhado por Mestre Eng.º. Viriato Cassamá, da Direcção Geral do Ambiente e Coordenador do Grupo de Trabalho Nacional sobre REDD+. 
 No dia 25 à convite da Ministra do Ambiente de Panamá, Senhora Mirei Endara, visitou o Parque Natural Metropolitana de Cidade de Panamá.


 No dia seguinte manteve encontros paralelos com os Ministros do Ambiente de Panamá, 



de Nicarágua, Honduras, Cuba,


 ilha Dominica, República Dominicana, Guatemala e El Salvador pertencentes a Latiamericana, com o Secretário de Estado do Ambiente da Alemanhã, Sr. Jochen Flasbarth e com Ministro do Ambiente da Indonésia.



Dentro destes encontros o Secretário de Estado manteve encontros separados com outros parceiros internacionais tais como o Secretário Executivo da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Sr. Bráulio Dias, representantes do Banco Mundial, UNEP, PNUD, GIZ, entre outros. No Parlamento Panamenho fez uma intervenção na reunião aberta da Comissão Especializada do Ambiente e assistiu a Cerimónia de ratificação do Acordo de Paris por parte desta Assembleia. 

Durante a reunião de Ministros, a Guiné-Bissau, foi eleita a semelhança de Nicarágua, ilhas Dominica e República Dominicana como Membros de Comissão de Pleno Direito para avaliação dos concorrentes ao cargo Executivo do ICIREDD. De referir que a Guiné-Bissau é membro fundador do ICIREDD. 

No dia 27 participou no lançamento da campanha panamenha “Alianza por el Millon”, sob o alto patrocínio da Sua Excelência, Presidente de Panamá, Senhor Juan Carlos Varela, iniciativa essa que visa plantar 1 milhão de hectares em 20 anos. Durante o seu discurso a Sua Excelência Senhor Juan Varela enfatizou a presença da Guiné-Bissau como o único país africano a tomar parte nesta Campanha de reflorestação. A Convite da Sua Excelência, Presidente do Panamá, o Secretário de Estado do Ambiente participou numa visita guiada ao Canal de Panamá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.