terça-feira, 25 de agosto de 2015

DEPUTADOS DA TRETA

São bajuladores ou deputados? Não se entende qual o objectivo da reunião. Ontem, Assembleia Nacional Popular, reuniu-se de emergência e aprovou uma resolução propostada pelo PAIGC para que haja um recuo na nomeação do novo Primeiro-ministro, Baciro Djá, e a escolha de “outro nome”, em conjunto com o Presidente da República. Ni katafa!

Os deputados estão a brincar com o fogo! Como é possível forjar tal resolução? Em primeiro lugar, a iniciativa é extemporânea. Em segundo lugar, o Presidente da República cumpriu todos os trâmites legais, notificando, na devida altura, o PAIGC no sentido de indicar uma candidatura para novo Primeiro-ministro. Qual foi a resposta do PAIGC? Confrontação! O PAIGC nunca se lembrou de indicar “outro nome”. Escolheu o caminho da confrontação política, devolvendo o nome da mesma figura, Domingos Simões Pereira, que tinha sido exonerado pelo Presidente da República. Em terceiro lugar, “exonerar ou nomear” Primeiro-ministro é prerrogativa exclusiva e constitucional do Presidente da República, e não se partilha com nenhum outro órgão do Estado.

Agora, o PAIGC do DSP que prossiga na sua caminhada libertina de confrontação política ao Presidente de Todos os guineenses, porque o assunto já está arrumado. Baciro Djá é o novo Primeiro-ministro! O Presidente da República não pode ser colocado entre à espada e a parede, nunca! Fez, no âmbito da sua competência, uma opção política lógica e racional, escolhendo o 3.º vice-Presidente do partido vencedor das ultimas eleições legislativas, tendo em conta a indisponibilidade manifestada pelo primeiro e o segundo vice-presidentes.

Nô pintcha!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.