segunda-feira, 20 de julho de 2015

TRIPARTIÇÃO DOS PODERES POLÍTICOS

 Sabe-se que, diferentemente do sistema de partido único, ou do Estado Absolutista, em que o poder se concentra nas mãos de uma única pessoa, o tirano, o Estado Liberal caracteriza-se pela separação de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. A novidade, minhas senhoras e meus senhores, não está no que o Doka Internacional acabou de recordar-vos. A originalidade, está, sim, na convocatória do Governo de DSP para uma reunião de emergência, agendada para amanhã, na Assembleia Nacional Popular. O tal debater sobre o Estado da Justiça no nosso país. Mas, atenção minhas senhoras e meus senhores, o maior paradoxo é que a convocatória do Governo foi feita nas costas do Poder Judiciário. A falar de uma pessoa na sua ausência? Então, apoiando-se no princípio do contraditória para atingir à razão, o Poder Judiciário, através do Ministério Público, decidiu fez-se convidar para esse encontro, que - no fundo no fundo - mais parece com debate do Estado da Nação do que outras montagens quaisquer. Pois, é preciso "wenhari-kantambi" dos ministro arguidos. Portanto, o confronto esperado será entre o Poder Executivo e o Poder Judiciário. O Poder Legislativo, os deputados, esses vão estar encima do muro a bater palmas. Eu torço pelo Judiciário, ponto final! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.