sexta-feira, 26 de junho de 2015

Homem digno nao se apega ao poder, sob capa de Legitimidade Desonrada e Desvirtuada pela Corrupçao

BOLTIA-BOLTIA I KA MESINHO DI KAMBA MAR

Os guineenses voltaram a assistir um espetáculo de exibição de dinheiro durante o ultimo Comité Central do PAIGC. 

Circulou muito tako para a compra de consciências. Dinheiro que seria mais útil na realização de obras para dignificar a sede nacional do partido – que já está em ruínas.
Mas quem faz isso só demonstra uma completa e total ignorância do PAIGC: 
Os dirigentes do PAIGC não são venais. Mas o futuro que irá demonstrar esta verdade não está longe. Contudo, desde já, uma pergunta se impõe: de onde veio todo esse dinheiro – tanto dinheiro! – destinado à compra de consciências no Comité Central do PAIGC?

A resposta a essa pergunta aponta, sem vacilar, dois nomes: Wilson das
Alfandegas de Bissau e um outro empresário.


Wilson, Wilson, Wilson… dia que bardadi di partido panhau! Então o Wilson não sabe que o dinheiro das alfândegas não é da empresa do DSP? É erário público?! E quando no fim do teu mandato – que já está a
portas – te pedirem contas, quem é que te irá valer? Desde já te aviso: DSP abandona facilmente os amigos em dificuldades. Depois não venhas dizer que não te avisamos…


Enfim, não venham a dizer depois, quando vos for pedido contas, que é perseguição.
Mas as novidades não ficam por aqui.


DSP, com a sua mente fértil e criativa, resolveu introduzir uma outra inovação: comemorar o primeiro aniversário do seu “governo di mama tako” com pompa e circunstancia – algo inédito! Nunca foi visto em nenhuma parte do mundo! 

Já agora, o dia 23 de Junho o Presidente JOMAV completou um ano de mandato e não houve nenhuma manifestação, nem paródia.

A paródia popular que o DSP pretende organizar no dia 4 de Julho, será marcada por uma manifestação popular sem precedentes, nas dimensões da sua roubalheira. Ele quer que todo o país seja mobilizado. E para facilitar a deslocação e alimentação dos manifestantes, DSP disponibilizou 4.500.000 FCFA para cada círculo eleitoral – forte generosidade! Feitas as contas certinhas, estamos a falar de 130 milhões e 500 mil francos CFA – credo!, nim ki i peso ba!


Má nunde ki DSP ta sai ku és mangadi dinheiro na um teracinho coitadisin? És homi ka precisaba di Mesa Redonda.
Mas falando da Mesa Redonda, anta i assim tambi ki ina bim geri fundos di Mesa Redonda, pa bim pui nó fidjus paga kil ki si fidjus kume? Nó iábri udju na cabeça pon!!!


Mas as coisas não terminam aqui. Catchur, bu pudi ka gosta del, má si dinti branco. Uma coisa não se pode negar ao DSP: ele é um grande mestre de circo. Ontem voltou a montar um espetáculo, tendo como palco a ANP e os deputados como figurantes. E, para movimentar os atores à sua vontade, DSP, a distância, usou o seu hipnótico infalível: notas de franco CFA. Foi assim que, numa velocidade astronómica e com argumentos pouco convincentes os  deputados presentes na sala aprovaram, sem vacilar, uma Moção de Confiança ao Governo. Indo contra as aspirações do povo, os nossos deputados demonstraram que não têm
nada a censurar a um governo repleto de membros a contas com a justiça
guineense.


Mas tudo isso é fantochada. A verdade é essa: os parlamentares, a reboque do arrogante e irresponsável presidente da ANP, senhor Cipriano Cassamá, estão a tentar, desesperadamente, salvar um governo
que já nem consegue esconder a sua pouca-vergonha.


Dizem que uma eventual – eu diria inevitável – queda do governo comprometeria o desbloqueamento dos fundos da Mesa Redonda de Bruxelas. Mas pergunto: o que constitui maior bloqueio para o desbloqueamento dos fundos da mesa redonda, é o impasse institucional que se vive actaulmente entre os órgãos da soberania ou é a sua
solução constitucional – que passa pela exoneração do governo pelo Presidente da República?


Senhor Presidente JOMAV, salve a honra e a economia da Guiné-Bissau e demita o Governo do DSP. Até dentro do governo não confiam um no outro! Clubo di futuceros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.