domingo, 24 de maio de 2015

Os inimigos de ontem tornam-se amigos de hoje. Afinal de contas, o que foi que se passou entre Braima Camará- (Bá Kekutó) e Mama Samba Embaló?  O relatório interno da Camara do Comércio datada 02-07-2014 explica tudo! Basta ler.

Braima Camará e Mama Samba Embaló, há uns tempos atrás, aproximadamente a coisa de 1 ano, as suas relações azedaram e viraram inimigos a ponto de trocarem acusações públicas gravíssimas jamais vistas.  Acusações essas que apenas envolviam dinheiro, taku, silifandan, Money, etc.

- Segundo o relatório interno, a cronologia da inimizade entre os dois começou no dia 15 de Janeiro de 2014, numa carta dirigida a Presidência da CCIAS,  em que Mama Samba Embaló solicitava apoio financeiro no valor de 14 MILHÕES de Francos CFAs para a realização da Assembleia Geral da ANAG. Infelizmente, a presidência da CCIAS indeferiu-lhe o pedido…, Portanto, um dos pontos da discórdia entre SAMBA e CAMARÁ!  Inimigos de Ontem e amigos de hoje.

- A CCIAS desbloqueou 94 MILHÕES de Francos CFAs tendo fabricado uma lista com 29 elementos, incluindo alguns membros da direcção e ANAG. Mesmo assim, MAMA SAMBA EMBALÓ sentiu-se pouco compensado. A relação deteriora-se e dá-se o inicio a um conflito verbal em termos de acusações públicas mútuas.

- A partir de Janeiro de 2014 a CCIAS decide não assumir as rendas das associações, incluindo a da ANAG de Mama Samba Embaló.  Se a coisa já estava preta…., gossi gora ki má sukuru.  Instala-se o CAOS.
- A dedução de 15 Milhões de Francos CFAs nas verbas consignadas para as associações para a campanha de sensibilização.

- A dada altura foi desbloqueado a favor da CCIAS um montante no valor de 1.1 Bilhões de Francos CFAs totalmente consumido sem que seja concedido alguma soma as associações filiadas. Podemos dizer que foi mesmo aqui que a corda arrebentou..., Mama Samba Embaló passou dos carretos.

- Documentos que comprovam apoios concedidos a alguns dirigentes da CCIAS no quadro do FUNPI……, ahhhh, caramba o famoso FUNPI.
Guineenses, estes pontos são gravíssimos quando se fala de acusação. Coisas delicadas. Mas graves segundo FERNANDO TAVARES- Presidente do Conselho Fiscal da CCIAS.

Braima Camará por sua vez, cancela sua viagem para Geba e refuta todas as acusações dizendo que tudo não passava de calúnia com objectivo de denegrir a sua imagem.   Mas por outro lado, e na contra-ofensiva, os representantes da CCIAS faziam ataques serrados contra Mama Samba Embaló que acusavam de ter recebido a maior fatia do bolo que correspondia a 14 MILHÕES de Franco CFAs, e que o problema era que ele queria mais e mais.

Mas agora o que me deixa perpelexo…, leiam este paragrafo:
- Em resultado da reunião, acordou-se envolver a comissão de seguimento de fiscalização da CCIAS restantes associações ligadas directa e indirectamente com a fileira de cajú, como afeta-las 15 milhões de francos cfas e o senhor Mama Samba Embaló reclama. 
Os valores recebidos em apoio instituicional, pela ANAG, somam 40 milhões e 815 mil francos cfas, sem contar os 6 milhões que recebeu da comissão paritária para a campanha de sensibilização.

Mas o absurdo continua no sentido de que a CCIAS compra 2 viaturas ao governo, aos magistrados, apoio instituicional ao ministério do Comércio, compra e legalização, terra planagem do terreno de Safim, pagamento de SIZA pela compra do banco do ex BIGB, apoios fúnebres, pagamento e elaboração dos estatutos do FUNPI, apoio ao governo de transição para compra de combustivel, etc, etc.

Outros beneficiários, como empresa de Geta Bissau, Gomes e Gomes, General Trading e outras, utilisaram os seus bons ofícios juntos a bancas para terem acesso ao fundo de garantia do FUNPI, sem apoio ou intervenção da CCIAS.


Ma kussas tem na Guiné.

OBS:
Por outro lado responder a um dos meus leitores pela pergunta que me fez atravéz de um artigo anterior, caso o meu recuo quanto a Carmelita Pires, se no caso ja tinham me devolvido o passaporte e o dinheiro?

RESPOSTA- Ainda não. 
Existem pessoas de boa vontade, pessoas de respeito e que de momento estão a servir de ponte visto que esta situação não beneficia a nenhuma das partes e que de uma forma muito responsavel e profissional estão tratando do assunto.  E como sempre, eu Doka sempre me disponho a tudo desde que seja para o bem.  Estou esperançado num bom resultado no que se refere ao dialógo.
Obrigado pela preocupação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.