quinta-feira, 16 de abril de 2015

 AOS LÍDERES DE OPINIÃO ISLÂMICA


Assim cun pensal

De acordo com a Constituição (nem vou citar o artigo), a Guine-Bissau e uma Republica laica, cabendo a cada cidadão seguir a sua fe. Por isso e que temos Cristãos CatólicosCristãos EvangélicosMuçulmanos Tidjani, Muçulmanos hadri, Muçulmanos Mourid, etc.

Agora, cada religião, se quiser angariar mais adeptos, deve estar a altura de sensibilizar e convencer o próximo, para se converter, sem o uso de métodos violentos, como no passado. Mas, por amor de Deus, nos que professamos a religião de Muhammad (SAW), não venhamos criar mais problemas a Guine-Bissau, mais do que aqueles com que se  confrontado. A Guine-Bissau tem tantos desafios de desenvolvimento, que não pode dar-se o luxo de se tratar de questões que, de forma alguma, constituem uma das suas prioridades programáticas ou ameaçam a segurança das suas populações.
Isso que esta a ser instigado, por um certo circulo da nossa comunidade, deve parar imediatamente desencorajado, porque o Chiismo esta presente na maior parte dos países da África, ao Sul de Sahara, onde a maioria da população e Muçulmana e, noutros, onde existe uma percentagem expressiva desses fieis. O maior numero encontra-se na Nigéria, Senegal, MauritâniaGâmbia, Cote d’Ivoire, etc.. Se aqueles que pedem ao governo para expulsar os Xiitas quiserem angariar mais adeptos, então que concorram na sensibilização das populações e não refugiarem-se em acções subversivas que so vem criar instabilidade e dividir mais a comunidade Muçulmana, tornando-a mais frágil do que na realidade esta actualmente.
Dissemos não, a divisão, a confusão e aos radicalismos, seja de que natureza for! O pais dispõe de instituições e de meios repressivos para reprimir qualquer tentativa de travar a dinâmica em curso, tendente a tirar o pais do lamaçal em que se encontra. Por isso, em relação a essa matéria, deve haver tolerância “Zero”.
Ha outros problemas mais candente para a comunidade Muçulmana:
  1. Qual e a solução para aquelas crianças, que chamo de “condenados na terra”, para parafrasear o Franz Fanon?
  2. O que e que esses teóricos da expulsão estão a fazer para por fim a essa vergonha do fenómeno talibe, uma situação que priva as crianças de todos os seus direitos fundamentais, educação, saúde, habitação condigna etc?
  3. Qual e o esforco que esta a ser feito para escolarizar as crianças e alfabetizar os adultos, para, pelo menos, saberem ler e interpretar o sagrado Al-Khur Anil Karim?
  4. Qual e o esforço que esta a ser feito para que, nas mesquitas, o “Khutba” às sextas- feiras, seja na língua Kriola, para atingir o maior numero de pessoas, em vez de ser noutras línguas locais, o que impossibilita a maioria de compreender a mensagem veiculada?
  5. Qual e o esforço que esta a ser feito para por fim ao uso do véu integral, isto e, aquele que cobre toda a cara?
  6. Qual e o esforço que esta a ser feito para deixarmos de ser os maiores exploradores do povo, através da pratica sistemática de especulação de preços dos artigos de primeira necessidade, e sempre em tempos de maior carência, com maior incidência no Sagrado mês do Ramadão?
  7. Qual e o esforço que esta a ser feito para a educação cívica dos membros da comunidade, para uma politica de “awareness” iabri udju, a semelhança de outras comunidades, para evitar o politicamente  prejudicial atitude, a eterna subalternizar ou a sub-representação?
Esses e que são os desafios mais prementes dos lideres de opinião Muçulmanos, se de facto quiserem ser parte e não de actuarem a margem, numa Guine-Bissau plural, mas de igualdade de oportunidades e de justiça.
O Xiismo representa 10% da população muçulmana a nível mundial, estando presente em quase todos os países.
São maioritários nos seguintes países:
  1. Irao (religiao do Estado) – 95%
  2. Azerbaidjao – 75%
  3. Irak – 70%
  4. Bahrein – 75%
Sao minoritarios nestes paises:
  1. Yemen – 40%
  2. Koweit – 25%
  3. Siria – 20%
  4. Afganistao – 15%
  5. Turquia – 15%
  6. Arábia Saudita – 15%
  7. Paquistão – 15%
  8. Qatar – 10%
  9. Emirados Arabes Unidos – 10%
O surgimento do Xiismo tem a sua origem na sucessão do profeta, e os eruditos e estudiosos disso tem perfeito conhecimento. Os Xiitas reconhecem o Profeta Muhammad (SAW), tem o Alcorão, como seu Livro Sagrado, efectuam a peregrinação a Makka e Madina, praticam o Ramadão e dão o Zakat, conforme os preceitos do islâmicos.
Qual e então o problema? So porque, para eles, quem deveria suceder ao Profeta, depois do seu falecimento, era o seu primo Ali, Inb Abi Talib, e nao Abu Bakr?
E bom organizar conferencias e palestras para esclarecer esses aspectos, para nao confundir a população, em geral, porque temos que ter em conta o baixo nível de literacia da população Muçulmana, por culpa de todos nos, Não me excluo, como membro esclarecido da comunidade.

Sall Ibrahim Khalil


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.