domingo, 15 de fevereiro de 2015


Verdades ócultas, muitas incertezas,  mentiras bem patentes e visivéis, perguntas sem respostas, um sistema vicióso e cruél. Tudo isto num país que tomou a sua independência a mais de 40 anos.  
Afinal, existe ou não justiça na nossa terra?  Mesmo assim ainda há quem nos queira falar de democracia?

Quais são as verdades ócultas na Guiné Bissau?  Muita gente, tem algo que quer perguntar ou queira saber a resposta.  Infelizmente, ficamos sempre no ar, no impasse e na incerteza da coisa.   

Porque aqueles que a quem do direito, que teriam a obrigação de clarificar, ou da verdade, remetem- se ao silêncio.  
Silêncio devido a cúmplicidade, ao conhecimento familiar, do amiguismo e do oportunismo.  

Assim é a vida e a dita democracia na Guiné Bissau.  Os criminosos continuam e seguem na impúnidade porque a nossa terra, o nosso sistema, promove e compactúa com a impúnidade. 

Estou errado?

Vejamos algumas perguntas que até hoje ficaram no ar e no arquivo judicial.   Apenas alguns aspectos partindo dos anos 80:
- Quem matou João da Silva? E quem matou Robalo de Pina? Qual a ligação destes dois e porquê?      
Pois bem, Robalo matou ao João com arma de fogo e posteriormente o Robalo veio a ser morto com uma outra arma de fogo.    Notem numa coisa, aqui reside a LEI DA CAUSA..., o que tu dás, é o que tu recebes.   Desse crime ninguém ousou falar definitivamente..., apenas se comentava " NA BANTABA ".   Mas sabe- se quem foi o MATADÚR.

- Em 1982, dá- se o inicio do grande cômplot- conspiração contra as altas chefias militares e figuras da etnia BALANTA, orquestrada e montada por Iafai Camará, Manuel Saturnino da Costa e companhia limitada,..............., no entanto,  alguns anos depois são presos na sua maioria balantas.....,  grandes personalidades e altas patentes militares.

Espancados, torturados e fuzilados devido a algo que jamais cometeram.   São ceifadas inúmeras vidas humanas inocentes.
Recordem- se, ou alguém já ouviu falar  da LEI DA CAUSA..., pois bem, aquilo que tu dás..., é o que recebes.   

Iafai Camará, recebe o castigo DIVINO e adoece durante muitos anos acamado, chorava quando lhe iam visitar.    O Manuel Saturnino da Costa, recebe o pior castigo da humanidade- Nasceu com olhos para ver o mundo, e foi com esses mesmos olhos que a vida lhe mostrou a pior doença de todos os tempos-  A CEGUEIRA.     

Aqui cada qual comete a sua loucura  e vai depois justificar com ELE- DEUS.  ELE nunca tem pressa..., nós humanos é que nos apressamos.   E por isso, quem anda em atalhos, sempre arranja trabalhos.

- Se virarmos a trombeta e focarmos no Nino Vieira, vemos todas as atrocidades que ele cometeu e mandou cometer.  Como foi o desfecho dele?  Pior do que aqueles que ele maltratou ou mandou maltratar.

Mas esperem aí..., alguém acha que se brinca com a vida humana, com o sentimento de milhares de pessoas e a coisa acaba aí?    
É A LEI DA CAUSA camaradas.   Tu recebes aquilo que tu dás, e nisto não existem dúvidas.

Aonde esta a justiça guineenses? Quem tem coragem de me dizer a mim Doka que existe justiça na Guiné Bissau?
Eu Doka o que vos posso afirmar e garantir em viva vôz, é de que existem mentiras na nossa terra, mentiras medónhas e terrivéis, existem homens perigosissimos a solta nas nossas ruas, estamos abandonados e esquecidos por parte do nosso sistema e do nosso ESTADO.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.