quarta-feira, 31 de dezembro de 2014


O meu amigo e irmão mais velho me aconselho. Eu Doka aceitei e ao mesmo tempo apenas um esclarecimento ao meu mais velho Filomeno de Pina
Leiam, foi uma boa análise.





Filomeno Pina shared his photo.

DJARAMA - DOKA INTERNACIONAL - BLOG!
( Doka Internacional- O DENÚNCIANTE deniferreira2009@gmail.com )
Um BLOG tendencialmente voltado para casos mediáticos, que algumas vezes é conotado com a procura de noticias "quentes"! Normalmente evitadas pelo risco implícito, tendo em conta o perigo propositadamente ocultado ou não nos assuntos em questão.
Pois a maioria dos BLOG's evitam tais matérias polémicas, mas, o DOKA NÃO, até parece que os atrai, com objectivo talvez sensacionalista ou melhor, populares, prefere-os. Chega a avançar com os inquéritos, entrevistas polémicas, já com carácter de investigador (mas não judicial), como é sabido no meio.

Tem alguns trabalhos publicados, que são importantes a meu ver para arquivo, porque trazem testemunhos e relatos (alguns já históricos neste momento), com a temática assente no mundo do crime na Guiné-Bissau; na corrupção; impunidade da Justiça e outros... Infelizmente com alguns autores/lideres que já não estão entre nós.
Parece claro que o único objectivo do DOKA é de informar os seus leitores ou em particular, os sujeitos com relação parental nos casos retratados, sobretudo na área do crime perpetrados no nosso País!
Digamos que o nosso conterrâneo "Doka Internacional", muitas vezes busca a verdade dos factos através de relatos e de artigos publicados, que vamos seguindo, digamos que o método é pessoal, pouco ortodoxo, polémico, e a merecer a meu ver mais "cautelas", uma vez que estamos em Democracia, certos assuntos devem ser equacionados apenas juridicamente e em Sede própria.

No entanto aparentemente seguro, está sempre o seu autor na recolha de dados ou de informações que diz sempre, ter na sua posse, desafiando os visados ao diálogo directo!?
Os conteúdos da minha reflexão trazem pouca novidade nesta matéria, conhecemos o nosso - DOKA - sabemos bem o seu modo de agir.

Algumas vezes tem um comportamento que gera polémica em certos casos relatados, também é sabido que algumas vezes, ele até veio à "rua" no seu espaço (BLOG), para pedir "desculpas" pelos erros cometidos na recolha "investigativa" de informações, que afinal eram falsas.
Ninguém é perfeito, aprendemos com os erros e não só, estou convencido que o BLOG do DOKA é interessante e, ao mesmo tempo polémico!

Podia a meu ver ser menos polémico, se o método a utilizar na recolha de informações se pautasse por regras deontológicas e de ética profissional, evitando a indução da verdade, avaliada longe dos tribunais, mas na praça pública, acabando muitas vezes por colocar alguém prejudicado, e num "julgamento" onde esteve ausente, o que é uma pena acontecer!
Bem, hoje venho aqui, para desejar ao - DOKA INTERNACIONAL - um Bom Ano Novo, com realizações e espírito empreendedor no futuro, com tudo de bom para a familia e amigos na qual me incluo... Abraços.
Djarama. Filomeno Pina.

Obs:
Esclarecimento do Doka.
Filomeno de Pina.-" .... Normalmente evitadas pelo risco implícito, tendo em conta o perigo propositadamente ocultado ou não nos assuntos em questão ".

Doka Internacional- Sim mano Filó, muitos blogs evitam o trabalho que eu vou fazendo devido ao risco, ao medo e a covardiçe. Eu Doka, não sou um invencivél ou uma pessoa imbativél. Sou um ser humano acima de tudo e como qualquer um. Mas o certo, é que numa determinada ou qualquer briga, ao mostrares medo e receio, irmão então acredita que mesmo antes de iniciares a briga, já a perdestes.  Na Guiné Bissau sempre existiu o perigo mesmo tu deitado na tua cama ou sentado com tua familia na tua casa.  Sabes porquê?  Porque todo esse perigo e esse medo foi instaurado pelo paigc propósitadamente.  Portanto, qual o perigo que eu Doka poderia ter evitado ou estar a evitar. 

Eu Doka apenas procuro mostrar e alertar aos guineenses naquilo em que estamos ou vivemos....., na mentira e na maldade..., no ódio e na vingança.
Mano Filomeno. Chega, basta, Guineenses cansa dja.
Mostremos ao mundo o que se passa na Guiné Bissau.

Filomeno de Pina- " Digamos que o nosso conterrâneo "Doka Internacional", muitas vezes busca a verdade dos factos através de relatos e de artigos publicados, que vamos seguindo, digamos que o método é pessoal, pouco ortodoxo, polémico, e a merecer a meu ver mais "cautelas", uma vez que estamos em Democracia, certos assuntos devem ser equacionados apenas juridicamente e em Sede própria.


Doka Internacional- Democracia? Mano Filómeno, Democracia???  Mas afinal de que tipo de democracia estamos aqui falando?  A que dá o direito de Prender uma pessoa sem razões para tal? A que manda perseguir, espancar, torturar e matar injustamente? É essa a democracia que te referes? E que assuntos deveria ser expôstas juridicamente? O assássinato de Nicandro Pereira Barreto? Do Roberto Cachéu? Helder Proença? Baciro Dabó? E muitos outros?  Afinal, juridicamente o que é que funciona na nossa terra a 41 anos atrás, ou desde o nicio da tal democracia.

sabes o que funciona desde esse tempo?
MENTIRA, ENGANOS, ORQUESTRAÇÕES, ASSÁSSINATOS E SOFRIMENTO DOS GUINEENSES.
Filomeno de Pina- " No entanto aparentemente seguro, está sePodia a meu ver ser menos polémicompre o seu autor na recolha de dados ou de informações que diz sempre, ter na sua posse, desafiando os visados ao diálogo directo!? 
Doka Internacional- Eu sempre desafiei, continuarei desafiando. Existem documentos, existem testemunhos oculares, existem depoimentos credivéis de pessoas e familiares. Aonde está a mentira ou o problema? As mortes, os assássinatos não aconteceram, as pessoas mencionadas não existiram e não foram mortas? 

Filomeno de Pina-  " Os conteúdos da minha reflexão trazem pouca novidade nesta matéria, conhecemos o nosso - DOKA - sabemos bem o seu modo de agir.
Algumas vezes tem um comportamento que gera polémica em certos casos relatados, também é sabido que algumas vezes, ele até veio à "rua" no seu espaço (BLOG), para pedir "desculpas" pelos erros cometidos na recolha "investigativa" de informações, que afinal eram falsas
Doka Internacional- Falsas? O quê? Falsas? Apenas um exemplo. Um só.  Por ter pedido desculpas públicamente a Adiato Djaló Nandigna e ao Conduto de Pina?  Sim, mas de pedir desculpas de quê e o porquê?  Parece que expliquei as razões e não por alguma coisa ter sido falsa. Voltemos a ler os artigos em causa.

Filomeno De Pina- " Podia a meu ver ser menos polémico "
Doka Internacional- Arrr..., ah isso não. Eu fui gerado na polémica, nasci na polémica, familiares do meu pai não queriam a minha mãe com o meu pai e vice versa. Cresci na polémica, vivo na polemica e como poderia mudar este cardapio?  Preciso de ajuda mesmo.  Achas que se podesse mudar não mudava?
Boas entradas mano Filó..., ligo te já.
teu irmao




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.