terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O Aly Silva, tomou e bem tomado..., aprende com a experiência de quem te aconselhou.............., JORNALISTAAA..., leiam

Exmo Sr. jornalista, Aly Silva
Proprietário do Blog Ditadura do Consenso
 
Exmo Sr.
 
Sou licenciado em jornalismo e neste momento estou em Lisboa a acabar o meu mestrado em “Marketing empresarial”. 

Em respeito a ética e a deontologia profissional decidi fazer-lhe esta pequena nota, que bem sei, nunca irá publicar no seu Blog. Porque o senhor é daqueles indivíduos que adora beliscar as pessoas, mas quando toca a si, “foge com o rabo a seringa”.

Bem sei que o Sr. é jornalista, saído do Cenjor – Centro de Formação Profissional para jornalistas de Lisboa. Quero lembrar-lhe que um bom profissional, que reclama tanto ser, nunca usa a sua arma para injuriar as pessoas e falar mal da sua própria classe. Acredito que aprendeu isso no Cenjor?

Sabe muito bem, que as sociedades são organizadas e para defender as classes profissionais existem mecanismos próprios, que reclamam a si, essas competências, tais como: as Ordens, os Sindicatos, as Associações de Profissionais, etc. São essas estruturas, quem compete avaliar os profissionais, atribuindo-lhes as carteiras profissionais e nunca um Blog.

Senhor jornalista, para mais razão que tenha, por favor, não misture “alhos com bugalhos”. Em nome da ética e da deontologia profissional não escreva emails falsos,  (passando inclusive por seus apoiantes), para perseguir toda uma família e aproveitar oportunisticamente para passar vexames a Sua Excelência, o Primeiro-Ministro, Domingos Simão Pereira.

Quer denunciar que o fulano não é jornalista, tem todo o direito de o fazer, mas dirija uma carta para o nosso Sindicato

Creio ter conhecimento de que no nosso país, também existe um Sindicato de Jornalistas? Ou, será porque tem o cursinho profissional de meses (que nem médio é) do Cenjor, julga-se superior a todos os jornalistas que labutam diariamente na Guiné-Bissau? 

Fique sabendo que no nosso país, também há bons professores.
Aconselho-lhe vivamente a rever o seu conceito sobre a missão do jornalista. Porque ser jornalista não é ser panfletário e insultuoso, proferindo palavras como “merda” e outras. Acha que esses palavrões dignificam a nossa classe?

Devia saber que a nobre missão do jornalista é ser equidistante, isento, fidedigno e ter uma percepção realista da realidade, para que o público possa compreender melhor possível o assunto retratado.

Ser jornalista é procurar a genuína verdade e não é agir de animo leve, inventado um retrato falso só para aumentar audiência no meu blog. Um bom jornalista investiga primeiro e só depois de apurar a verdade a divulga. Um bom jornalista não deve ser conduzido por outros motivos alheios que não sejam a sua nobre missão de informar. Deve ser independente e imparcial (que não é o seu caso, que tão depressa se colocou ao serviço do PRS, como de uma hora para outra, mudou para o PAIGC do Cadogo). Como chama isso? 
 
Sr. Jornalista chega! De servir do seu Blog para acender fogueiras na nossa Guiné tão martirizada. Deixe a Guiné em Paz e o governo trabalhar para depois criticar como quiser, mas de forma civilizada.
Convido-lhe a colocar o seu Blog ao serviço de uma Guiné mais unida, porque a nossa Guiné precisa de todos os seus filhos.
Como é tão clarividente convido-lhe a publicar esta nota no seu Blog numa verdadeira demonstração de isenção jornalística.  
 

Malam 

OBS:
E esta...., Aly Silva?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.