quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES GUINEENSES  EM PORTUGAL


CANDIDATURA

Manifesto Eleitoral
Desde há longa data que as associações guineenses em Portugal têm–se debatido com a problemática da federação.
Esta por sua vez pressupõe a criação de condições  adequadas a uma boa representação da comunidade nas mais diversas esferas da sua vida quotidiana;
Um federação, no âmbito das associações, comporta conjugação de esforços para alcançar um objectivo comum, com base nos pressuposta de cada membro ( associação). Melhor dizendo, concretizar numa resultante as preocupações e interesses de cada membro.
Cada associação manterá a sua identidade e especificidade. Está será ainda mais reforçada e enriquecida, estando federado: a união faz a força. Uma frase antiga, porém será sempre aplicada no quotidiano.
Esta candidatura tem como base a aceitação conjugada de interesses e preocupações: organizar e dinamizar a comunidade guineense em Portugal.
A diáspora guineense em Portugal anda dispersa e fragmentada, o que dificulta a sua participação nos fora de âmbito internacional e nacional.
Quando há eventos, cimeiras ou outra iniciativa que requeira alguma representação, a nossa comunidade fica relegada a improvisos e iniciativas individuais, manifestando uma flagrante incapacidade de união; assiste-se a um corrupio e desnorteio total, para não falar nas diversas incursões em busca de protagonismos passageiros que esfumeiam no final no acontecimento.  
No momento existe uma tendência nacional e internacional no sentido de convergência de interesses e pontos de visto; procuram-se pontes e não posições fraturantes.
Estamos em condições de poder fazer uma boa leitura dos sinais dos tempos: ir ao encontro daquilo que nos une, enquanto trabalhamos no sentido de limar arestas que teimam em minar a nossa sociedade.
Vivemos num mundo global.
Temos que estar preparados para enfrentar os desafios dos tempos modernos, caso contrário ficaremos relegados ao abandono, isolados e sem norte.
É chegado o momento de conjugarmos as nossas mais valias para o bem comum, cada qual na sua área;
Chamo a todos: pedreiros, carpinteiros, trabalhadores das obras; artistas, futebolistas; técnicos médios e superiores; engenheiros, advogados e médicos; estudantes; mestres e doutores; ex-funcionários públicos guineenses a procura da sua reforma junto do governo português, ou simples imigrante em busca de melhores condições de vida em terras lusas, NO DJUNTA MOM PA NO TERRA
O fenómeno da emigração/imigração é um tema hodierno. Contudo sabemos este fenómeno é muito antigo.
Será certamente um dos temas, de vários, a ser debatido ao longo do mandato da lista que vier a vencer as eleições que hora se desenrolam.
Esta candidatura tem como lemas:
União
Confiança
Ação


Programa de ação
Linhas gerais:

1: Congregar as associações guineenses existentes em Portugal e ajudar as que estão em fase de formação;
2: Representar as associações e respetivos sócios nos mais diferentes foras a nível nacional e internacional;
3: Procurar, juntos de organismos nacionais e do país de acolhimento, maior apoio e reconhecimento, criando pontes de ligação com a diáspora;
4: Migração e desenvolvimento nas suas diversas áreas;
5: O valor do migrante no país de acolhimento e de origem e sua contribuição para o desenvolvimento bilateral;
6:Debates de ideias sociais, culturais, económicos e científicos, de interesse param a diáspora guineense;
7: Valorização sócio cultural do migrante guineense;
8: Circulação do migrante guineense no espaço europeu;
9: Transnacionalismo migrante e o seu impacto quer no país de origem, quer no país de acolhimento: social, económico, saneamento básico, cultural, político, na saúde, na educação, na ciência, etc;
10: A cultura guineense como factor de União Nacional;

Em nome da unidade nacional
Augusto Mansoa

Caldas da Rainha, 29 de Novembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.