terça-feira, 16 de setembro de 2014

caro Doka

Sou um visitante assíduo do seu blog. Numa destas visitas vi algumas postagens dos quais quero deixar a minha opinião a qual gostaria que publicasse.

Sinceramente não consigo entender os meus compatriotas!
O Presidente da República da Guiné-Bissau, precisa se conter e ponderar que toma suas atitudes pois, todas elas  devem ser promissoras imbuídos do espírito democrático em busca da consolidação da paz e democracia no nosso país.
Mas o que tem vindo a acontecer parece-me que o sr. Presidente está pecando em alguns dos seus procedimentos.

No dia 18 de Agosto do ano corrente, foi o seu primeiro equivoco como se vê:
 “O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, quer todas as etnias do país nas estruturas de segurança no Palácio da Presidência e já informou as chefias militares dessa pretensão, disseram no sábado à Lusa fontes militares.” In http://www.gbissau.com/?p=11448.
Este pronunciamento não era para sair da boca do presidente, uma pessoa que representa o país no seu alto nível e a própria unidade nacional proferir palavras encrenqueiras na suposta pretensão de pregar a igualdade entre as etnias. Tais palavras não me parecem sábias porque o presidente precisa de ser virtuoso no seu pronunciamento como disse certa vez o Papa João Paulo II  “A democracia precisa da virtude, se não quiser ir contra tudo o que pretende defender e estimular”.

Mas pergunto: como se pode igualar as forças de segurança dum país se o país é composto de várias etnias e entre elas umas são numerosas e outras não? Tal procedimento viola o princípio da igualdade e a própria justiça. Tratam-se os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual –  diz a máxima Aristotélica de justiça.

Parece-me que as pessoas adoram ver merda a chover naquele país. Eu Alquesan, não estou contra a exoneração do CEMGFA, pois, estamos numa República palavra latinas que significa res publica e etimologicamente “coisa pública”. Como é República a nossa Guiné e não a Monarquia, deve haver rodízio ou periodicidade dos que ocupam as funções do Estado. porem, esta “troca” ou mudança, não deve ser aleatória, arbitrária, de chofre, mas, deve observar ditames e regras que a própria democracia prega e não de forma espontânea e unilateral.

É claro que o presidente da República tem este direito embasado na constituição, mas também há regras ou procedimentos a serem observadas e não de forma abruta como foi aliás, pelo passado que tivemos acho esta atitude do presidente imprudente e não promissora (não porque exonerou CEMGFA), mas por tê-lo feito de coração e de cabeça pois, querendo ou não, hoje na Guiné-Bissau o CEMGFA, é uma figura importante e suporte para a estabilidade do país. É legal ou deveria ser assim? Não. Mas é real? Sim.

Portanto, precisa-se tomar cuidado quando se mexe numa estrutura deste que se torna essencial para estabilidade do país.
Senhor Presidente, você tem tudo para dar certo procure agir de forma sábia e declina-se de ações pessoais e daqueles conselhos exógenos de pessoas que não desejam ver o país no bem, pois, só poderão lhe atrapalhar e consequentemente o país. O povo está farto de problemas.

Dr. Alquesan

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.