quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Conselho sobre intenção da Sua Ex.ª Sr. Presidente da República, Dr. José Mário Vaz


"Não me agrada aconselhar, porque, em todos os casos, trata-se de uma responsabilidade desnecessária."  - Ler aqui»»UNIDADE NACIONAL DA REPUBLICA DA GUINÉ - BISSAU E A SUA DIVERSIDADE CULTURAL  

Por, James Wilbonh Flora

Lendo as notícias sobre a intenção da Sua Ex.ª Sr. Presidente da República, Dr. José Mário Vaz, faz-me lembrar, muitos filmes de algumas Triste figuras Politicas que Passaram por este Lugar...Antigamente dizia-se que a Culpa era que os Presidentes não tivessem Licenciaturas, o que não é o Caso do atual.

1.O Sr. Presidente, começo por lhe Recordar que há uma coisa que se Chama, a Constituição da República da Guiné-Bissau. Por favor consultar se realmente haja uma alínea, onde se fala de Quotização étnica na Segurança Publica, e na segurança da Presidência da República.

2. Caso não encontre esta alínea, agradecia, que volte ao seu Palácio e chame os seus mais Próximos, e perguntar se de facto, seria melhor solução ser o Primeiro Presidente a Introduzir quota étnica, nas estruturas Publicas da Guiné - Bissau. Claro, porque se começar nas Seguranças de Palácio, tem que estender por outros sectores da vida Publica, caso contraio, há contornos de uma franca descriminação étnica.

O Sr. como disse sempre foi eleito para garantir a observância da lei, portanto, não seria o Senhor o primeiro a introduzir uma ilegalidade. O que lhe merecia chamar um nome, que eu não quero chamar um Presidente da República do meu país.

Esta parte Introdutório, como sempre disse eu vou repetir com todo respeito que o devo como Presidente da República da Guiné – Bissau, já eleito, sempre o achei um excelente Primeiro-ministro. Porque é um Homem Trabalhador, Persistente com visão de Gestão económica apurada. Como Presidente da República, não sinceramente. Um Presidente da República deve ter uma Profunda formação Política, um conhecedor de Olhos fechados a História que fez erguer este pedaço da Terra como uma República, um Negociante dos consensos por excelência. Coisas que o Sr. definitivamente não tem.

Nenhum país conseguiu funcionar com a quotização étnica na História, aconselho -lhe pesquisar a este propósito nos dias vagos que disporá no seu Quintal. Começando com exemplo de Israel-Palestina, para acabar com quotização das Escolas para Negros/Brancos nos EUA nos anos 40 e 50...

Talvez possa perceber quão tão arrogante, desnecessária e discriminatória é esta sua Pretensão.

Para acabar Pergunto, tem Medo das tuas Tropas?

Queres colocar os seus Primos ou elementos da sua etnia a sua volta para sentir-se mais Seguras?

Então diga as claras, assim podemos até facilitar as Tarefas. Só lhe posso dizer uma coisa Sr. Presidente, O Sr. é eleito Presidente de Todos Guineenses, Independentemente da etnia seja em maioria nas Alfandegas, nas finanças, (como era no tempo do Sr) nas administrações Publica, ou nas FARP's . Ou seja neste caso como não há muitos Manjacos nas FARP's, vamos ter que recrutar nos próximos dias, para FARP's, muitos elementos da etnia Manjaca, ou mais Baratos seria ainda ir Buscar alguns algures, sei lá nas Forças Aramadas de Senegal? Talvez seria mais barato.

Voltando a História da Luta da Libertação Nacional, lamento informar a Sua Ex.ª Sr. Presidente, que aquela maioria Balanta nas FORÇAS ARMADAS DA GUINÉ - BISSAU não é de tudo voluntária, para quem viveu a Guerra como eu, Se informa por favor, e faça o seu trabalho, usando a sua magistratura de influencia ao Primeiro-ministro e Ministro da Educação para instituir nas Cadeiras da Escola, a disciplina da História da Luta para Independência da Guiné-Bissau.

Em todo caso queria dizer a Sua Ex.ª Sr. Presidente que, aqui vai a minha História, ou seja história igual a maioria daqueles Militares da etnia Balanta que foram empurrados de dois lados da frente da Guerras para Ingressar involuntariamente na luta da libertação Nacional em massa.

Fique sabendo que em 5000 Tropas de Cabral, por este Motivo 4000 eram Balantas só 1000 para restantes etnias. Isto espantou a Sua Ex.ª Sr. Presidente?

Agora vou explicar o porquê,
Eu não tive Infância feliz, pois vivi os meus 3 anos nos Mangais (tarrafes), porque era único abrigo aos Helicópteros Portugueses, que em todas zonas povoadas pelos Balantas na região de Quinara (inicialmente) depois para Região de Tombali, era considerada por Portugueses, zonas de TURRAS, pois ataques eram indiscriminadas nas nossas aldeias.

E durante a noite, de outro lado (GUERRILHEIROS do PAIGG) além de Mobilização obrigatória que impunha a nossa povoação, vinha abastecer nas nossas aldeias, levando a força, arroz, animais e toda logística para suas sobrevivência nas matas.

Todas estas situações, em que um Jovem proibido de viver na sua aldeia refugiando nos Mangais, e que tudo o que produz é levado para Guerrilheiros, obrigou muitos daqueles que hoje consideram o excedentário nas FARP's (motivo da sua quotização), ingressarem em Massa na Luta da Libertação.

Agora Camarada Presidente da República, Membro do BP de PAIGC, vá e reflita sobre esta situação e coloca - se no lugar destas pessoas.

Antes de Começar a tua Quota étnica Pense bem no que isso pode contribuir para desagregação social, e qual seria Obrigação de um Presidente Democraticamente eleito…


Nota: Os artigos assinados por amigos, colaboradores ou outros não vinculam a IBD, necessariamente, às opiniões neles expressas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.