segunda-feira, 7 de julho de 2014

Domingos Simões Pereira, transforma- se num refém do seu partido? 
Botché Candé e Daniel Gomes, exigiram fazer parte deste elenco governamental, caso contrário muitos segredos durante o congresso de Cachéu  viriam a tôna?........................,  JOMAV por sua vêz lava as suas mãos na formação deste governo, tipo Póncio Pilatos.

Um dia, os militantes do PAIGC e o povo da Guiné Bissau, acreditaram e depositaram a sua total confiança no Eng. Domingos S.  Pereira.       Esses mesmos militantes, e esse mesmo povo, aguardavam com toda a ansiedade e com toda expectativa, a formação de um governo totalmente capaz e versátil na resolução dos problemas guineenses, mas infelizmente quando todo o mundo aguardava pelas boas vindas e ansiosos com os nomes que podessem saltar para os nossos ouvidos atravéz da rádio..., caramba, aí é que foi um balde de água fria encima de um gato curioso.

Cada vêz que o locutor mencionava um nome, todos torciam o nariz para o lado e olhavam um para o outro: " Má ess i ké? ".    A gota de água mesmo, foi ao mencionar Botché Candé no Ministério do Interior- com este homem aqui, todos sabemos que muita coisa ruím vai acontecer, pôxa este homem " i lutadur ", com tantos quadros superiores que existem na guiné, com tantos quadros capazes mesmo dentro do ministério do interior, eu Doka pergunto:  Será que o Domingos não tinha mais alternativas? O que foi que na realidade aconteceu? Pressão? De quem e porquê?  O Domingos S. Pereira é um homem inteligente e capaz, jamais faria isto caso não fosse obrigado.
O regresso de Daniel Gomes que em momentos anteriores jamais chegou a dar provas de ser cômpetente , Geraldo Martins como Ministro de económia e Finanças, será que aqui também Domingos não tinha opções?   

Pois bem, vejamos as falhas de Domingos na formação deste governo de nubdadi:

 Botche Candé, Ministro da Administração Interna- Vai ser um desastre catastrófico e maldóso.
Mario Lopes da Rosa, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades- Recordar o livro de Kebá Sambú ( Ordem para Matar ), o nome deste homem foi mencionado como um dos intriguistas do caso 17 de Outubro que cúlminou com o fuzilamento de Paulo Correia e seus amigos.  Sendo assim, e caso seja verdade como tudo diz no livro, temos muito que pensar e a desejar dele
Daniel Gomes, Ministro dos Recursos Naturais- Prova de muita corrupção? E péssimos desempenhos.
Geraldo Martins, Ministro da Economia e Finanças- Um bom quadro, estratégico, mas não para este cargo. O que contou aqui foi a amizade entre ele e Domingos, existiam e existem quadros melhores para este lugar
Cadi Mané, Ministra da Defesa Nacional- Muitos problemas neste sitio para uma mulher assumir este posto para o momento em que atravessamos.
Ademiro Nelson Belo, Ministro da Função Publica e Reforma Administrativa- Outra borrada e grande falha de Domingos.

Mas como uma moeda tem dois lados, é claro que Domingos acertou em alguns..., poucos, mas acertou, o que não lhe retira a negatividade:

Baciro Dja, Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares- Aqui Domingos acerta sem margem de erros. Baciro Djá, um jovem inteligente, capaz, determinante, activo...., mas, mas..., reguila. Foi da minha turma em cuba.
Carmelita Pires, Ministra da Justiça- Há que aplaudir esta mulher, apesar de eu e ela termos uma fricção no passado, as coisas continuam azedas, mas ela é corajosa, eficaz, conhecedôra da área. Foi uma boa escolha de Domingos e quanto a isto ninguém pode negar.
Agenlo Regala, Ministro da Comunicação Social- Em cheio e um tiro certeiro.

Mas enfim, deixemos as coisas andar porque o tempo dirá.
Boa sorte Domingos S. Pereira.
Mas um conselho em especial, de um amigo- JAMAIS ACEITES UMA ÚNICA CHANTAGEM, SEJA ELA QUAL FÔR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.