quinta-feira, 10 de julho de 2014

CABALA DE BOTCHE CANDÉ…

Botche Candé pode fazer preces, que a sua fala não chega ao céu. Num encontro de apresentação do Ministro, no dia 8 de Julho, com altos funcionários da Administração Interna, declarou-se descontente com algumas situações de indisciplina que se verifica entre os soldados e oficiais na área de Administração Interna. 

Anunciou, determinou e prometeu remover o lixo na via pública; encerrar cobrança às nossas mamãs videiras pelos agentes da Guarda Nacional colocados nas fronteiras, admoestou os polícias de transito pela falta de atenção, etc..  Botche Candé, não parece, ele é um cego a apalpar o livro e a lê-lo de pernas para o ar. 

Nunca fez serviço militar, tal como tantos outros “altos dirigentes”, a começar pelo próprio Presidente da República e pelo Primeiro-ministro. Botche Candé não é e nunca foi um operacional. Pelo que sabemos nunca beneficiou de uma única formação na área de segurança ou jurídica e das leis. Conhecemo-lo como quem praticava “luta tradicional” e comércio ambulante (djila).  

Portanto, já lá vão os tempos do “antigamente” em que as pessoas eram “responsabilizadas”, oralmente, por tudo e por nada, por uma “crise de fé”, peste, terramoto, doenças, miséria social, sendo entregues às “autoridades” para que fossem punidas com penas que variavam desde confisco de bens e perda de liberdade, até a pena de morte, muitas vezes, na fogueira.

Quem nomeou o ignorante Botche Candé para o cargo de Ministro da Administração Interna, acaba de chamar sobre si a responsabilidade de ser o mandante de uma cabala prometida.  Por outro lado, não deixa de ser estranha a cumplicidade do Dr. Doménico Sanca, nesse processo mafioso.  Como pode ele conformar-se com a sua subalternização aceitando o cargo de Secretário de Estado da Ordem Pública? 

Outra questão: que imagem pública pretende Domingos Simões Pereira passar para o mundo ao nomear o “gago” Botche Candé? Os ministros da Administração Interna, pelo menos os da sub-região, nenhum deles sofre de miopia. Todos têm canudo na área jurídica. Botche candé é perito em quê? É a “serpente” que transforma dinheiro? Ao encontrar-se com os seus homólogos, que sinal estaríamos, nós, a querer transmitir para fora?

A nomeação de Botche Candé, propaga uma “imagem”, prejudicial para a nossa terra. Não se trata apenas de uma orquestração para a vingança. Recorda-se que o dito-cujo é ministro “cadogista” repetente. Por outro lado, “encabeça” um plano de conspiração com o objetivo de permitir a entrada dos traficantes da droga e o  regresso do “ninho de criminosos” no asilo. 

Também, será um protetor do grupo de insurgentes contra os nigerianos adormecido. O filme até já foi visto com o regresso de Nino Vieira, que custou a vida ao CEMGFA, Veríssimo Correa Seabra e culminou com o derrube de Kumba Yalá. 

Já se detetou que a máfia empurra Cadogo Jr. Para se candidatar para o cargo de Presidente da República da Guiné-Bissau, outorgue ou não o atual Presidente José Mário Vaz. 

O estratagema deveria contar com a participação das forças da CPLP e de Portugal, conforme sugeriu o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Campos Ferreira, em Malabo, para o proteger, visto que não confia  nas forças da ECOMIG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.