sexta-feira, 20 de junho de 2014

RIXAS PALACIANAS…, a guerra pelo trôno..., éss ki luta di nó terra.

Nos costumes africanos, diz-se quem não for ao meu óbito riscou a minha presença no seu. 

É o que poderá acontecer na tomada de posse José Mário Vaz como novo presidente da República da Guiné-Bissau. Em política, nenhum gesto é fruto do acaso! Há quarenta anos na condução do destino do país, sabemos o quanto o PAIGC é matreiro na desconstrução e na instigação para a desordem social e política. 

José Mário Vaz, após ter sido anunciado como vencedor das presidenciais, visitou os países da sub-região (CEDEAO). Até aqui nada de anormal. O estranho é como conseguiram engendrar a “falta de comparência” do Presidente da Transição, Manuel Serifo Nhamadjo na cerimónia da investidura dos deputados da nação. 

É algo premeditado e nunca se pode confundir com uma simples gafe protocolar! Como estava a dizer, para que tudo chegasse ao ponto onde chegou, terá sido planeado a retirada do Presidente eleito, José Mário Vaz para Portugal. 

Há várias especulações sobre a sua retirada por Lisboa num momento crucial da nossa história coletiva. Uns dizem para descansar e estar com a família, outros para tentar arrastar Cavaco Silva para a sua tomada de posse, e outros ainda falam das instruções que precisa dos seus patrões para a condução do nosso país. 

O problema é que é coincidência demais a ausência das duas figuras (Nhamadjo e JOMAV) na tomada de posse dos novos  deputados. De que reconciliação falamos no meio desses ressentimentos e ódios antigos e viscerais

O senhor José Mário Vaz, arguido e presidente eleito, com a sua manhosices e mania de quem transporta rei na barriga,  vem temperar o ambiente político no seio das alas desavindas dentro e fora do PAIGC.

Esperamos que a legitimação por voto não se transforme, mais uma vez, em “carta branca” para matar os adversário políticos.  

Atençon: Kin ku nhemê Sirifo Nhamadjo I ka na bibu dê! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.