segunda-feira, 16 de junho de 2014

CASO DE RACISMO NO FUTEBOL BRASILEIRO

Existem coisas que não dá para tolerar na vida como este caso que está nos jornais sendo noticiado neste momento. Jogadores brasileiros de origens negros sendo hostilizados no campo. Torcidas dos times adversários encontram uma arma de intimidar inimigo para poder obter vantagem até mesmo de ganhar jogo. Chamando jogadores negros de macacos!

Nessa situação vimos caso do Jogador do time de CRUZEIRO, time do SANTOS e o juiz que apitou jogo no Rio Grande do Sul sendo dirigidas palavras de insultos e de ofensa.
Chamar alguém de: macaco, arranhar o carro e colocar bananas no mesmo, pedir o jogador que procure um time africano para jogar é, MUITO DURO.

QUANDO SE BATE A ÁFRICA Isso doi em mim! É disso que quero abordar hoje.

Eu como africano e negro peço desculpa pela abordagem e pela observação que faço desse caso. Se eu vier a ofender caro leitor.

Mas é inaceitável esse tipo de expressões e atitudes preconceituosas contra jogadores negros. Apontar a África como lugar que deve ter times de futebol para jogadores negros é uma ofensa para mim. Como africano isso me leva a crer que os brancos racistas vêm à África com olhar de desprezo um lixo. Isso me remete a pensar o que os brancos racistas do passado diziam sobre África.

A expressão era: Europa é Céu; as Américas; purgatório e a África é inferno. Enquanto isso, ouro, diamante, marfins dos elefantes, pele... dos animais da África, o negro africano eram levado para enriquecer o homem branco. ( O Racista).

Se a África hoje, não possui lugares bonitos e times de futebol que chamasse atenção do mundo é, porque foi vitima do preconceito, de roubo e de abuso do homem branco racista do passado.

Essa é a razão o porquê a África não acumulou riqueza para si! Vós descendentes dos racistas desejam continuar nessa direção ainda hoje? Não quereis sentir o peso da vergonha e cicatrizes que seus ancestrais provocaram? Sentem orgulho de serem descendentes dos racistas? Existe alguma relevância em ser racista? Há alguma virtude nisso?

Caros racistas! Eu sei. Vós outros (racistas) usam ofensa para atingirem negros psicologicamente. Hó! Pobre de vocês! Estão perdidos! O negro não precisa e nem depende de aceitação do branco racista para provar que é humano simo e não macaco.

O negro já aprovou o seu talento como gente em toda modalidade esportiva.

Desde tempo do Racista Adolf Hitler, atleta negro Norte Americano deixou atletas alemães para trás, ganhando medalha de ouro. Pele, Eusébio e tantos atletas negros que deram conta no domínio da bola no gramado. Macaco nenhum core com a bola como esses mencionados acima. Vós racistas sabem bem disso e fingem não saber!

Parem de humilhar negro e a África. Por favor, devolvem o que vós brancos, racistas, roubaram da África. Paguem com juros e indenização o roubo que praticardes na África! Vedes se a África em 50 anos de receber só dos suros não construiria times mais forte de futebol de mundo. Pois é. Futebol e seus times hoje é dinheiro. A África compraria os melhores jogadores do mundo e ganharia copa do mundo sempre que fosse disputada. E vós brancos racistas sucumbiriam na pobreza como a África é hoje.

Antes de terminar volto deixar claro que; não falo dessa forma aos brancos que não são racistas, mas sim, aos racistas. Porque sei que existem brancos que detestam e sentem vergonha da pratica de racismo. Inclusive, muitos morreram em combate ao racismo. Tenha consciência disso, você ainda que não acordou!

A África não é tapete dos racistas limparem seus pés. A África tem gentes reais que amam sua gente, sua cor de pele, sua estrutura social e do seu jeito simples! Nenhum africano tem sangue de barata. Nenhum africano continurá a engolir falta do respeito de qualquer racista no mundo.

Somos pobre mas não macacos. Somos negros sim, mas com orgulho. Temos sociedades organizadas. Temos ética, moral e juízos de valores bem como qualquer povo de mundo. Futebol dos racistas do Brasil não nos interessa. Por isso se racismo é praticado no Brasil, não deveria ser motivo para colocar a África e a cor pele negra no meio duma forma hulhante. Merecemos respeito. Negro e a África nunca mais vão apanhar calado. Sempre que eu puder revidar aos insultos eu o farei.

Pergunto eu: - Será que Brasil não está sendo hipócrita quando chamam Edson Erantes de Nascimento (Pele ), do rei do futebol? Ou é uma forma de ironizar esse homem? Como é possível descendente dos “macacos” reinar entre os não macacos?

Aguardem a vez da África. Nós africanos profetizamos o futuro melhor para nós mesmos. O mundo o verá um dia. O nosso continente é o contente do futuro. Se não vedes. 90% dos países africanos tomaram suas independências há menos de 70 anos. Quando esses países chegarem a 150 anos de independência um dia, com certeza tornarão uma potencia mundial. Angola, África do Sul e Moçambique, por exemplo, são candidato a uma potencia mundial. 
Por hoje a minha indignação fica por aqui.
Sou M’bana N’tchigna


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.