sábado, 12 de abril de 2014


“ESPERANÇA DE VER UMA NOVA GUINÉ-BISSAU”

A Guiné-Bissau precisa de um Presidente da República, uma Assembleia Nacional e um Governo perfeitamente legitimados pelo voto popular e desta forma estará em perfeitas condições para avançar na consolidação das instiuições democraticas e do respeito pela ordem constituicional
Sabem qual é o nosso problema? É que não gostamos de sacrifícios. Achamos que a vida só é boa quando não há contrariedades, quando nos distraímos, quando rimos com os amigos ou fazemos aquilo que nos apetece. Mas que grande ilusão!...

Bem sabemos que não é assim, que não existe esperança, nem beleza, nem bondade, nem justiça, nem amor, nem relações verdadeiras sem sacrifício. Assim, a pensar no futuro da Guiné-Bissau, espero para breve e sem qualquer ilusões. Um futuro feliz e cheio de vida verdadeira, leal, fecunda, sincera. E, portanto, com sacrifícios. Por isso, provavelmente, a crise que nos assola vai fazer-nos bem, porque terá o mérito de nos reconduzir às coisas verdadeiramente importantes da vida. Se assim for, podemos vir a ser melhores pessoas e, até mesmo, finalmente, vir a mudar GUINÉ. 

A Guiné-Bissau é um país extraodinário e de pontecialidades. Temos Florestas e temos o Mar, em meio a populações sertanejas e ribeirinhas, o que vejo em todo lugar é um povo maduro, calejado e otimista. Um povo que não deixa nunca de ser jovem, um povo que sabe o que é sofrer, mas sabe também o que é alegria, que confia em si mesmo, em suas próprias forças. Creio num futuro grandioso para a GUINÉ, porque a nossa alegria é maior do que a nossa dor, a nossa força é maior do que a nossa miséria, a nossa esperança é maior do que o nosso medo.

Esperança de ver uma Guiné-Bissau honesta e competente, mas como? Ser honesto é mais do que apenas não roubar e não deixar roubar. É também aplicar com eficiência e transparência, sem desperdícios, os recursos públicos focados em resultados sociais concretos. Estou convencido de que temos, dessa forma, uma chance única de superar os principais entraves ao desenvolvimento sustentado do País. E acreditem, acreditem mesmo, não devemos desperdiçar a oportunidade que será conquistada pelo voto popular.

Os guineenses vão às urnas neste Doming (13 de Abril de 2014) para cumprir com os seus deveres de votar e eleger os seus governantes a conduzir o destino do País. E agora perguntamos, qual é o próximo passo? Vamos a governação e a Boa governação, o que Segundo o DR. FERNANDO NOBRE. Boa governação exige ética, rigor, verdade, responsabilidade, coerência, compromisso e respeito pelas promessas contidas nos programas eleitorais ou feitas em campanha o que a coloca nos antípodas da corrupção, demagogia e manipulação. Mas também a Boa governação na Guiné-Bissau passa necessariamente pela a valorização dos seus recursos humanos e naturais. 

A Guiné-Bissau precisa de fazer em todos os domínios um mergulho para dentro de si mesmo, de forma a criar forças que lhe permitam ampliar o seu horizonte. Fazer esse mergulho não significa fechar as portas e janelas ao mundo. A Guiné pode e deve ter um projecto de desenvolvimento que seja ao mesmo tempo nacional e universalista, significa, simplesmente, adquirir confiança em nós mesmos, na capacidade de fixar objetivos de curto, médio e longo prazos e de buscar realizá-los a desejo de povo.

Fixando os objetivos de curto, médio e longo prazos. É preciso que o Estado assuma as suas responsabilidades perantes os cidadãos, garantindo-lhes o bem-estar, a segurança social, crescimento económico e igualidade de oportunidades. A juventude guineense que constitui a maioria da populção deste País, não deverá ser esquecida. A juvetunde deve ser a prioridade de governo, apoiando-a na defesa dos seus direitos: á educação, á cultura e a formação técnico-professional que lhe propicie condições para acesso ao mercado de trabalho e ao emprego. 

A Boa governação na Guiné-Bissau: significa apostar na reforma e a modernização da nossa Administração Pública. Saneamento drástico de Finanças Pública. Revisão curricular e do sistema do ensino guineense e qualificá-los. Melhorar os nossos serviços de saúde e equipar os nossos hospitais com equipamentos modernos. Melhorar as nossas Infraestruturasque possibilitam á construção civil, urbanização de cidades, o trafego de informações e de produção de bens e serviços. Dar acesso a Energia e a Água potável para todos os guineenses. Aprofundar a nova tecnologia de informação e comunicação para poder reduzir o seu elevado custo. Aproveitar as nossas potencialidades agrícolas para criar as indústrias/fábricas de transformações. Investir e promover a Agricultura como forma de combater a fome e reduzir a pobreza. Relançar o nosso desporto nacional e criar as condições para a participação das nossas Selacções nacionais nas competições internacionais em categorias. Fazer a reforma na defesa e segurança, criar um novo estilo de Força Armada, académica e técnico-professional. Formar Polícia Técnico Científico. 

A Guiné-Bissau é um país com diversidades culturais e tem a possibilidade de desenvolver e promover a criatividade de conhecimentos ligadas as artes, artes plásticas, a moda, ao teatro, a música, a dança, a publicidae, ao design, mas também a informática, a comunicação e ao digital. Ainda temos um enorme potencial para desenvolver um turismo diferente e de qualidade e aprofundar uma nova centralidade alicerçada no vanguardismo estético e no inovação tecnológico e empresarial.

A Guiné-Bissau é um país de futuro, temos Florestas e temos o Mar, temos jovens talentosos que lá querem viver, temos cidades e regiões a espera de se afirmarem e desta materia-prima que se fazem os sonhos. 

Universidade de Pinar del Rio, Hnos Saíz Montes de Oca, Pinar del Rio,Cuba, 11 de Abril de 2014

Amadú Baldé 
       Amadú Baldé
                Estudiante  Ingeniería Informática
                      Universidad  Pinar del Rio
         Calle Martí Final  # 270, Frente Hotel Pinar
                            Pinar del Rio,Cuba
                 Edificio 6B, 2da planta, Habitación 1
                      Celular  +53  53804383

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.