terça-feira, 15 de abril de 2014

AGORA, ELEIÇÕES NA SECRETARIA…

 Estamos na derradeira etapa do escrutínio: na contagem dos votos e subsequente publicação dos resultados eleitorais. Quem seguiu a campanha eleitoral na Guiné-Bissau, dos candidatos e partidos políticos, facilmente saberá a tendência de voto. 

Não restam nenhuma dúvida que o PAIGC e o seu candidato arguido não reúnem condições para levar de vencida estas eleições, logo de primeira. 

Mas, como o “mundo” gosta de baralhar as cartas consoante os seus interesses, Ana Gomes, a tal da diarreia verbal, deu o tiro de partida para a confusão, no dia 13 de Abril, junto a uma mesa do bairro de Tchada, em Bissau, dizendo: 

"Nenhuma força, nenhum elemento, nenhum indivíduo na Guiné-Bissau pode ter a pretensão de que o que quer que faça para pôr em causa os resultados eleitorais pode passar sem consequências". 

Ora, com esta declaração, o PAIGC consciente do desastre eleitoral que o espera e para que não venha a ser apanhado em contramão,  pula para ao terreiro, duas horas após o fecho das urnas a cantar vitória. 

Todos sabemos que o processo de contagem é “rudimental” e moroso. Por exemplo, num universo de mil votos a contagem e toda a burocracia inerente ao processo  pode demorar, no mínimo, quatro horas. 

E, para que não venha a ser apanhado na posição de “contestatário” e a sujeitar as consequências, como a deputada da incontinência verbal ameaçou. 

O PAIGC decidiu, então, atacar na secretaria e em duas frentes: 

na comunicação social, convencer a opinião pública de que terá sido ele e o seu candidato-arguido o vencedor e, do outro lado, no aliciamento dos responsáveis da CNE, em largos milhões de francos CFA, que segundo consta, a tentativa de suborno terá sido denunciado.

Atenção: o PAIGC já está a semear vento…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.