sexta-feira, 7 de março de 2014

Urdumunhos di JOMAV

José Mario Vaz (JOMAV) foi designado como candidato do PAIGC às eleições presidências. Uma escolha que surprendeu todos os observadores nacionais e internacionais da vida politica guineense.
Para ser sincero esta irupção do JOMAV na corrida para as presidências, constitui un enorme inconveniente para o PAIGC e riscos elevados para uma derrota. Permitem que me explico :

1. José Mario Vaz era conhecido em Bissau como um amigo pessoal do malogrado Presidente João Bernardo Vieira. Desta amizade foi-lhe concedido varias isenções sobre material de construção que JOMAV importava. Até a chegada do Carlos Gomes Jr. na arena politica, o JOMAV nunca trabalho no Estado. Tendo sido designado presidente da Camara Municipal de Bissau em 2005, o JOMAV entrou logo a seguir no Governo como Ministro das Finanças.

2. O JOMAV como Ministro das Finanças, viveu o assassinato das varias figuras politica que o Governo da altura assumiu publicamente na pessoa do seu Porta-Voz, Oscar Barbos, vulgo Cancan. Devemos ser honesto com a nossa propria consciencia, um dos motivos e pretextosfortes do golpe de 12 de abril, foram os assassinatos politicos da legislatura do PAIGC. Golpe que foi possivel com entendimento entre alas do PAIGC e do PRS. Os militares e civis, quer no PAIGC, quer no PRS que instrumentalizaram e apoiaram o golpe, não deixarão o candidato do PAIGC ganhar as eleições.

3. O nosso sistema constitucional, o semi-presidencialismo constitui um simente propicio para instabilidade politica quando o Presidente da Repùblica e o Primeiro Ministro estão do mesmo bordo politico. Ja temos varios exemplos (Kumba-Alamara, Kumba-Faustino, Nino-Cadogo, Bacai-Cadogo, Raimundo Pereira-Cadogo). O PAIGC se quiser governar com estabilidade, se ganhar eleições legislativas, devem se descartar do JOMAV. A ala que venceu Congresso de Cacheu, não esta ainda suficiêntemente forte para neutralisar as capacidades nocivas da ala derrota dentro do PAIGC. Isso quer dizer que o recem eleito Presidente do PAIGC não vai ter tempo de organizar a maquina partidaria para embates eleitorais. E uma equipa jovem, com quadros competentes, mas que falta maturidade politica e que terà dificuldades a criar uma imagem de Presidente da Repùblica para um candidato que não tem base dentro de um partido divido.

4. Os mais velhos do PAIGC, detentor ainda do poder de decisão, entendem que o JOMAV usurpou a hierarquia e por isso não vão lhe apoiar. O JOMAV, não é Nino Vieira, não é Bacai Sanha que foram historicos e que dispõme de uma autoridade moral e uma legitimidade para unir e conseguir votos dos militantes do PAIGC. A escolha do JOMAV até pode ser uma menos valia para as eleições legislativas.

5. Para subregião, JOMAV pertenceu a um Governo que apoio o Laurent Gbagbo, antigo Presidente da Costa de Marfim que recusou reconhecer a vitoria do actual Presidente da Costa Marfim nas eleições presidências de 2011. O Governo do Carlos Gomes Jr., em apoio ao Laurent Gbabgo contra toda a comunidade de Africa Ocidental deu passaportes diplomaticos e de serviços aos emissarios de Laurent Gbagbo que não pudiam viajar para a Europa. Vejam www.lesafriques.com. Isso quer dizer que a candidatura do JOMAV jà é mais de que mal visto no nosso bloco geopolitico regional. E mais, na crise de Costa de Marfim, Angola apoiou o Laurent Gbagbo, militarmente, financeiramente. O Governo do Carlos Gomes Jr., seguiu Angola e quando a Costa de Marfim de Laurent Gbagbo ameaçou sair da Zona Franco CFA para criar a propria moeda nacioal, Angola emetiu a ideai da Guiné-Bissau sair tambem da zona CFA e propoe a Guiné de assegurar a convertibilidade da futura moeda nacional. O que foi uma engratidão porque os salarios da Guiné-Bissau eram pagos atraves do mercado de titulos pùblicos regionais da Zona CFA.

6. Para pessoal do PAIGC , os grupos de Braima Camara, Serifo Nhamadjo, Simões Pereira que não querem ouvir jamais falar do Carlos Gomes Jr., porque precisam de controlar o PAIGC, o JOMAV sara um Cadogo bis. Não apoiorão o JOMAV para as eleições presidências. Falta três semanas do inicio da camapanha eleitoral, como é que o candidato JOMAV vai ter meios financeiros para assegurar uma camapanha eleitoral ??? à não ser confirmar os desvios de 12,5 miliões de dolares americanos que até agora esta pendente na Procurodaria Geral da Repùblica.

7. A respeito dos desvios de 12,5 milioes de dolares, como é que o PAIGC, o partido mais experiente na politica guineense pode se aventurar a apoiar um candidato que tem dossier pendente de desvios de erario pùblico ? Ab inicio é um pessimo sinal para o eleitorado e os discursos de luta contra corupção, e de boa governação com a agravante de ver essa candidatura vetada pelo Suprêmo Tribunal de Justiça por causa de sinais fortes de enrequecimento ilicito com dinheiro pùblico.




Olá Doka bom ai, espero que tudo esta dando certo contigo ai.
Só para dizer uma coisa, nós guineenses devemos começar pensar de raciocinar quem somos nós.
Eu gostaria de pedir todas pessoas que estão a reclama de que o Sr Jomav deve candidatar para eleição, mais é bom que todos essas pessoas procuram saber quem é o Sr José Mario Vaz ?
Todos nós guineenses sabemos de que ele era ministro de finança, todo mundo elogio trabalho dele, mais em vão, porque ele não nos mostrou carácter de um líder que sabe governar. Pergunto, quem é responsável na altura que dinheiro desapareceu, e não chegou na tesouro publico ?
Meus caros vamos pensar um pouco, o Sr Jomav todos nós lhe conhecemos, principalmente eu lhe conhece pessoalmente, ele não tem dinheiro de comprar instalação de RTP África em Bissau, na valor de 1 milhão e tal de euro, se ele não roubou de todos nós.
Por isso Ministério Publico ágio bem de gravar candidatura dele, porque se não no dia é que ele for eleito vai roubar bilhões, porque ele já fez nada não saio, agora é a moda Guiné.
E outra coisa que todo mundo devem saber, Ministério Publico é a instituição que nunca se equilibra de um lado a outro porque somente eles é que podem fazer com que governantes corruptos deixam de pensar na furto.
José Mario Vaz vulgo (JOMAV) não tem condição de se candidatar porque ele tem caso na justiça, para quele se candidata ele deve ir responder acusação, PAIGC deve escolher outra pessoa.
Obrigado a todos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.