sábado, 15 de março de 2014

JOMAV ARGUIDO CANDIDATO…

Aonde é que já se viu um arguido a concorrer às eleições presidenciais? Só na república das bananas! É desta forma que cozinham a desordem pública e política para depois apontar o dedo às vítimas das suas próprias incoerências jurídicas e políticas. Até Ramos-Horta engoliu a isca, armando-se em democrata.  A história repete-se! A crise política de 12 de Abril também foi em parte gerada pela violação da constituição, quando o Supremo Tribunal de Justiça aprovou a candidatura do ex-Primeiro ministro às presidenciais desse ano, contra todos os pareceres de juristas que o davam como improcedente.  
Ora, o que significa ser arguido? Arguido significa ser um sujeito processual, formalmente constituído como tal, ou contra quem haja sido deduzida uma acusação ou aberta a instrução, sobre quem recaiam, num certo momento processual, fundadas suspeitas de ter praticado ou comparticipado na prática de um crime. Nessa qualidade, goza de um estatuto especial, designadamente um conjunto de deveres e direitos, que lhe são explicados no ato da sua constituição formal. É o caso do senhor José Mário Vaz. A presunção de inocência é um outro “capítulo”, não invalida medidas de coação sobre o arguido. O mesmo procedimento acontece com, por exemplo, Américo Bubo Na Tchuto, que muito embora seja presumivelmente inocente, isso não impediu a sua detenção e restrição de liberdade. Estando na prisão ou em casa, essa condição lhe permitiria candidatar-se ás presidenciais?
O PAIGC ainda navega no despotismo político. Incapaz de participar no escrutínio pretende baralhar as cartas e afundar, de novo, o país.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.