quarta-feira, 26 de março de 2014

                 Greves na televisão, rádio, e jornal do estado :

Desde que tomamos a independência na Guiné-Bissau, até ao sistema de multipartidarismo democrático, nunca houve as reformas no sector da comunicação social da Guiné-Bissau.
Só a televisão alberga cerca de 120 funcionários na sua totalidade, que está sobre a dependência do estado. 


Os jornalistas da televisão são cerca de 60, para 4 câmara men, esses 4 operador de câmara fazem um esforço tremendo para fazer reportagem no local escolhido, e esses materiais são completamente obsoleto. E o estado neste momento não tem o dinheiro para pagar quantidades de jornalistas que  as vezes não têm nada a fazer fica sentadinho num bar a frente  de edifício da televisão, a beber os seus copos de cerveja, vinho, e fica a espera do fim do mês para receber os seus salários e bem como os seus subsídios.

Todos nós sabemos que a nomeações para o cargo de director da televisão, rádio, jornal é feito por quem está no governo, e a pessoa tem que ser desse partido, não há uma escolha por critério de concurso público, e onde a escolha recai fundamentalmente na competência. 


E essas nomeações são feitas por cunhas e os favores reais, de então para cá, a história foi sempre a mesma, nada se fazia ou podia fazer sem o favor de alguém ligado ao poder, caso ganhasse as eleições teria o seu lugar garantido.
Os sindicalistas da televisão e da rádio estão sempre ao serviço de agendas político-partidárias, sem pudor, nem honra própria, para depois colher os seus benefícios depois da eleição.


Enquanto o pensamento dominante entre os Guineenses for o da dependência do estado, estamos condenados a ser um país pobre e uma nação arruinada para sustentar um estado, que mesmo assim, só sobrevive com ajuda internacional.
Um grande abraço, mano Doka
              Anonimo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.