sábado, 1 de fevereiro de 2014

AI GUINÉ!: DEGRADAÇÃO E RETROCESSO!
Somos um povo humilde, simples, simpático, acolhedor, virtuoso, amável, solidário, trabalhador, esforçado, temente a Deus. “Merecemos” francamente melhor!

Até aquilo que o Estado já fazia tecnicamente bem, agora já não sabe fazer: organizar eleições. Todas as eleições anteriores, depois do estabelecimento da dita democracia, foram tecnicamente bem feitas. A única nota negativa, foi no aspecto político, pois as eleições têm sido sempre manipuladas, cartões de eleitor falsos; com compra de cartões; com compra de consciências (corrupção eleitoral); com urnas substituídas por outras com boletins de voto forjados e assinaturas falsas nas actas das mesas de voto (os votos do arquipélago eram constantemente atirados ao oceano).

O problema, agora, é que nem tecnicamente o processo eleitoral está a ser bem conduzido: não são cumpridos prazos, não há formação, não há material de recenseamento suficiente e o que há não chega aos lugares necessários na hora certa. Além disso, fala-se de fazer eleições a 16 de Março, sem que os prazos legais sejam cumpridos, ou alargar mais uma vez o prazo do recenseamento eleitoral, para que este seja concluído e as eleições sejam feitas com um adiamento mínimo, que garanta liminarmente a credibilidade das mesmas. Pelo menos, a credibilidade formal, porque a credibilidade política, essa, é melhor nem falarmos nisso!

Todos vão para a frente. Aprendem, até com os erros cometidos. Mas não na nossa terra. Aqui, o crime tornou-se lei, a mentira tornou-se verdade por ser muito repetida e ser imposta pela força, a degradação tornou-se o nosso estado de alma, o retrocesso tornou-se o nosso caminho…

Deus, salva a Guiné-Bissau! Sara a nossa terra! Cura a nossa sociedade! Vivifica o nosso brio, orgulho, coragem, honra. A pátria precisa… nós precisamos…

Somos um povo humilde, simples, simpático, acolhedor, virtuoso, amável, solidário, trabalhador, esforçado, temente a Deus. “Merecemos” francamente melhor!...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.