terça-feira, 14 de janeiro de 2014

EU: CIMEIRA DE CHANTAGISTAS?

A União Europeia não convidou a "Guiné-Bissau, Madagáscar e a República Centro-Africana para participarem na Cimeira União Europeia - África, que se realiza em Bruxelas, a 2 e 3 de abril, porque estes países estão suspensos pela União Africana. Além disso Bruxelas não reconhece" os Governos que atualmente estão no poder. E dizem mesmo que "Se daqui até à data da cimeira a situação destes países evoluir de forma positiva, poderão vir a ser convidados”.

Ora, tudo isto evidencia, mais uma vez, como ainda imperam, no mundo que nos rodeia, apetites neocoloniais das antigas potências europeias. Elas utilizam todos os meios possíveis e imaginários ao seu alcance para chantagear e condicionar os poderes atuais que controlam as suas antigas fontes de matéria-prima. O mundo evoluiu, mas elas (antigas potencias) continuam a bater na tecla ideológica, utilizando-a como moeda para nos chantagear os outros. 

A queda do  “Muro de Berlim” acabou com “lutas ideológicas”, mas elas (as antigas potencias) porfiam e procuram baralhar o caminho do respeito pela soberania dos povos (excelência ou entidade que representa o poder do Estado) e o que encerra questões de fórum ideológicos, como sejam sistemas de ideias, valores e princípios que definem uma determinada visão do mundo. Os povos são como os seres humanos: livres e soberanos e nunca pode ser imagem e semelhança de ninguém e nem de outros povos. 

Posto isto, e obedecendo os critérios neocoloniais, estamos em crer que não tomariam parte na Cimeira países como Zimbabwe, que todos sabemos porquê, mas que não vem mencionada la lista dos podem ser rejeitados. Ou Estados de mero golpe de teatro de democracia ou com líderes longe de serem a solução, tornaram-se numa parte do problema da alternância preconizada pelas democracias como Angola, a República Democrática do Congo; ou ainda Estados como Santa Helena, sob o domínio de Grã-Bretanha; Ceuta, pelo reino de Espanha, Lesoto, Zululandia, Suazilandia, etc


Será que os “porte-parole” da EU não sabem que a chantagem é um ato imoral e criminoso?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.