quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A Renuncia
É um ato jurídico unilateral que necessita somente a vontade do seu ator para ser eficaz e não é a vontade do seu concorrente ou de mais partes envolvidas. Ela tem um significado infinito, pois, ela expressa o amor, a cidadania, a dedicação, a força e a sabedoria. Renunciar é para poucos lideres mundiais, sejam eles homens ou mulheres. A exemplaridade única e impar do século XXI veio da África do Sul, na pessoa do carismático líder mundial Nelson Mandela, que lutou mais do que meio século para libertar o seu povo do regime segregacionista apartheid.
Na Guiné-Bissau o recurso aos serviços de saúde é pouco evidente, não só pela sua precariedade e elevado custo, mas sim pelas crenças sociais ainda persistentes. Em certos casos, quando alguém ou vizinho padecia de doenças repentinas e graves, os mais velhos ou pais começavam de imediato a fazer suas andanças noturnas para evitar a morte ou que mal se concretizasse, porque se acreditava que as doenças eram causadas por atos de feiticeiria, enquanto isso, as mães clamavam desesperadamente em choro, fosse o que fosse, em caso que aquela feiteceiria ou doença fosse para causar a morte do seu filho, ela estaria disposta a morrer para que o feiticeiro deixasse o filho viver. E isto é, ser mãe e, é um ato darenuncia.
Por outro lado, não vive como a grande parte da nossa população a luta armada de libertação nacional que conduziu a nossa independência, que nos rendia respeito e admiração no concerto das nações, pela resistência corajosa e bravura que conduziu-nos a vitoria e dos aliados contra o colonialismo português. Infelizmente, como se diz na nossa terra faka ki bu mola ki ta lanhau (a faca que moldaste é que te ferira), depois da independência nos foi negado à verdadeira historia da luta armada que serviria para construção da nossa identidade, resumindo-la a historia do partido com enormes déficits evidenciados na pos-independência, que vivemos e aprendemos a desgostar naturalmente e negando assim este ato grandioso da renuncia do nosso eu que carecemos e necessitamos hoje.
Há quatro décadas que vivemos momentos difíceis e graves que foram deteriorizando-se, sem que aparecessem soluções a vista e hoje estamos no fundo do poço, mas é como dizia um velho sábio, um homem/mulher ou um povo se define quando cai e em como se levanta. É necessário um exame de consciência e reflexão profunda sobre a nossa realidade, para compreender porque o representante das Nações Unidas na GB José Ramos Horta diz que esta é a ultima oportunidade que a comunidade internacional oferece a Guiné-Bissau para encontrar o seu rumo, e isso, não implica somente fazer eleição, o significado dessa não se esgota em simples interpretação ela é infinita. Precisamos renunciar o nosso eu, começando por nossas autoridades ou partidos políticos até ao cidadão comum, por que fazemos parte do problema e contribuímos (internamente e na diáspora) todos sem exceção para estar onde estamos hoje. Renunciemos o nosso eu!
Espera-se nestas eleições que as organizações políticas e sociedade guineense nos apresentem e nos façam eleger um Presidente da Republica com sentido de estado, com autoridade, com respeito e capaz de fazer respeitar, com a capacidade intelectual e profissional confirmada ou confiança em si e independente acima de tudo; representantes da Assembléia Nacional Popular a altura, para afirmação do povo guineense no plano interno, regional e externo.  O nosso povo elegera os candidatos que os partidos apresentarem, sejam eles limitados ou não. Ao longo dos anos tivemos vários Presidentes da Republica e Primeiros Ministros (eleitos democraticamente ou de unidade nacional/transitórios) e todos foram indicados por partidos políticos, mas e a questão é os candidatos que manifestaram intenção ou apoiado por partidos reúnem essas características para Presidência e possivelmente a chefia do governo?
Alguns me dirão sim ou não, mas é verdade que ao longo destes anos foi-nos evidenciado todo tipo de déficits no exercício da alta magistratura do país é chefias do governo, ora impunham respeito aos nossos parceiros externos como internamente, mas carecia-se de maitrise técnico profissional, ora carecia-se de autoridade seja a nível interno e externo, o que favorecia a construção de aliança interna ou externa para legitimar ou suprimir as deficiências. Essas alianças internas favoreciam o surgimento de facções, em que cada um procura fortalecer-se com apoio da nossas forças armadas ou externamente através blocos ocidentais ou regionais, deixando o país refém de varias grupos de pressão, manipulando-nos escrupulosamente como republica de meninos.   
Meu apelo aqui vai para todos os candidatos a Presidência da Republica sem exceção (Sr. Paulo Gomes, Sr. Helder Vaz, Sr. Tcherno Djalo, Sr. Iaia Djalo, Sr. Nuno Nabiam, e todos os que tenham essa ilusão) a juntarem-se numa mesa e indicar um candidato de Unidade Nacional para Presidência e mostrar ao mundo que o nosso povo é viável assim como nosso país, como tem apelado José Ramos Horta. Renunciem o vosso eu em favor da afirmação dos guineenses e da Guiné-Bissau, escolhendo um candidato, porque se cada um acredita nas suas possibilidades de ganhar as eleições presidências, suponho que não haverá problema em eleger-se como deputado, o que possibilitara à constituição de um parlamento a altura das nossas aspirações.
Em função da crise que vivemos como outros países já viveram ou ainda viverão, espera-se um elevado sentido de estado dos partidos políticos ou coligações políticas, que nas situações idênticas procuram candidatos independentes, apartidários, de reconhecida idoneidade e competência profissional capaz de unir o país, visando superar as querelas em questão, como se via nas vizinhanças, quando houvesse conflito entre irmãos, onde cada um reclamava razão ou possessão de algo em comum, os mais velhos delegavam a gestão da mesma para terceiro para evitar conflito permanente, construindo assim as bases solidas para consolidação da paz. E isso, significa renuncia dos conflitantes em detrimento da paz, contrariamente a o que temos assistido no nosso paìs e que constituira grandes focos de tensão pós-eleitoral. Se este cenários vier a se concretizar o nosso país será hipotecado e teremos um Presidente da Republica e Primeiro-Ministro com condicionamentos de blocos ocidentais.
A diversidade de blocos ou grupos de pressões externos ou regionais interessados em fazer parceria conosco é uma mais valia para Guiné-Bissau e temos de aproveitar todas as oportunidades que eles oferecem, com profissionais altamente qualificados, idôneos capazes de fazer mesma leitura que os nossos parceiros internacionais.
Viva a Guiné-Bissau
Honório Gomes  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.