domingo, 10 de novembro de 2013

  DO BAU DE UM JORNALISTA - A PROPÓSITO DE INVEJA E ÓDIO...
"(...) há guineenses na diáspora que um tiro na nuca ajudava e de que maneira!"
há autênticos filhos da puta que eu queria ter pela frente: esganava-os, e ia preso depois. Mas ia satisfeito, pois teria deixado o mundo um pouco mais livre de idiotas e analfabetos. António Aly Silva


Invejar, v. tr. inveja de; cobiçar o que pertence aos outros; ver com desgosto o bem-estar de outrem.
Inveja (do Lat. invidia), s. f. misto de pena e de raiva; sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria de outrem; desejo de possuir aquilo que os outros possuem; ciúme; emulação; cobiça.
invejoso (do Lat. invidiosu), adj. e s. m. que ou o que tem inveja.
 In Dicionário Universal - Texto Editores

Fernando Casimiro (Didinho)
09.11.2013
Fernando Casimiro (Didinho)Analisando (numa vertente interpretativa a várias dimensões) o significado dos termos: inveja; invejar e invejoso, gostaria de chamar a atenção dos mais  esquecidos, para não dizer dos que ignoram o facto, que, por exemplo, o verbo invejar conjuga-se em diferentes tempos e modos verbais, com o respectivo enquadramento relativo à pessoa do discurso, ou seja, no sentido lato e segundo a lógica/conveniência de cada um, podemos concluir que: vamos lá então recapitular...  eu invejotu invejasele/ela invejanós invejamosvós invejaiseles/elas invejam...
Porque razão alguns guineenses resumem o debate de ideias à inveja e ao ódio?
Ter uma visão diferente do autor de uma opinião, ou de uma "notícia" de um "jornalista", num assunto de interesse colectivo e manifestado/partilhado públicamente, é ter inveja ou ódio dessa pessoa?
Então o que dizer dos posicionamentos de um "jornalista" quando fala deste daquele ou daqueloutro...?
Será que também é inveja?
Será que o "jornalista" em causa tem inveja dos militares, do Presidente da República de Transição, do Primeiro-ministro de Transição e de todos os  ministros etc., etc...?
Quando se fala de inveja, a pergunta que apetece fazer é: Invejar a quem e porquê?
Até compreendo que o "jornalista" em causa tenha ódio dos militares guineenses, pois foi vítima de espancamento aquando do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, mas daí até querer passar todo esse ódio a outras pessoas, contra toda uma instituição da República, isso não faz sentido!
Há milhares de familias guineenses que perderam seus familiares devido a actos bárbaros ao longo de 40 anos de independência.  Mas se cada uma dessas famílias alimentasse ódio e decidisse vingar por "conta própria", o que seria da Guiné-Bissau; o que seria dos guineenses?
Volto a afirmar: Por mais razão que cada um possa ter, dos prejuízos pessoais ou colectivos dos diversos desgovernos que o país conheceu, não devemos ser nós, cidadãos estruturantes do Estado, da República, a desferir o golpe para a falência desse mesmo Estado que é o nosso!
Estive a pensar por estes dias se valia a pena ou não fazer esta abordagem de hoje, até porque, não tenho tido tempo suficiente para me dedicar ao nosso Projecto. Regressei de Madrid na quinta-feira (07.11.2013) à noite e sigo no próximo dia 17.11.2013 para Belgrado (Sérvia), com regresso previsto para 20.11.2013 em serviço.
Porém, como tenho lido alguns desabafos publicados no blog ditadura do consenso sobre inveja e ódio, implicitamente dirigidas à minha pessoa e ao site www.didinho.org acabei por escrever estas linhas, que não serão argumentativas na explicação do conceito de inveja ou de ódio, mas que permitem uma introdução explicativa sobre o link que preparei para partilhar com todos os interessados, alertando contudo, para o baixo nível do conteúdo do mesmo. A opção de leitura ou não do conteúdo partilhado no link é da responsabilidade do leitor, a quem apresento desde já as minhas sinceras desculpas.
Não se pretende calar ninguém, muito menos o "jornalista" em causa, contudo, importa, de facto, exigir respeito pela diferença, quando a questão é o debate de ideias e não a defesa dos interesses pessoais de cada um, estando em causa, em jogo o que é propriedade de todos os guineenses, ou seja, a Guiné-Bissau!
Quem não quiser que uma abordagem pública sobre assuntos da Guiné-Bissau seja debatido ou comentado por quem acede aos espaços públicos virtuais, só tem que reservar o direito de acesso ao seu espaço, ou pura e simplesmente, deixar de partilhar o seu pensamento/posicionamento sobre assuntos de interesse público!
Pude ler alguns comentários tristes, para não dizer estúpidos, relacionados à minha pessoa, sendo a maioria publicados no blog ditadura do consenso.
Até há quem tenha escrito que o Didinho matou "nhemê" o Nino, o Malam e agora quer matar o Cadogo...
Que cada um tire as suas ilações sobre inveja e ódio, lendo as "manifestações" do "jornalista" Aly Silva, na primeira pessoa, postadas no link DO BAU DE UM JORNALISTA - A PROPÓSITO DE INVEJA E ÓDIO... LINK e confrontando-as até, com as citações frequentes do mesmo "jornalista" sobre o pensamento de Francesco Alberoni.

No livro 'Os invejosos', o sociólogo italiano Francesco Alberoni, escreve: "O invejoso diminui o sucesso dos outros, sustentando que ele é fruto de uma injustiça. Porém, se o invejoso estivesse vivendo as mesmas condições e recebendo o mesmo reconhecimento que a pessoa alvo de sua inveja, ele diria que o seu sucesso seria merecido."...AAS

Publicada por António Aly Silva à(s) 11:37 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.