sábado, 12 de outubro de 2013

Os erros fatais…, os erros que permitiram o falhanço dos nossos dirigentes.  A falta da verdade e o não respeito pelos CHEFES.
Eu vou tentar mostrar a sujidade que existe em torno de algumas coisas.
Em volta de Serifo Nhamadjo- Nando Vaz- Rui de Barros.
Porque é aqui que se inicia toda a desordem.

1- Um dos erros fatais, foi a do Serifo Nhamadjo ter nomeado a Justino Delgado como seu conselheiro para a area da Cultura……., visto que naquela altura, tinhamos a um músico conceituado e que um dia teria defendido ao seu povo durante a época colonial- ALIU BARI.
   
Quanto ao Justino Delgado, durante todo o tempo que esteve radicado na europa mais de 20 anos..., e 30 anos de carreira musical, até hoje ainda não consguiu se organizar e tão pouco se estruturar na sua vida.  Despejos em Portugal, vários despejos, Problemas de Pedófilia- SOLITA em bairro de Belém, na altura com 13 anos ficou grávida, posteriormente engravidar a sua própria cunhada dentro da sua própria casa sabendo que esta também era menór de idade…,  falta de responsabilidade como chefe de familia e que cúlminou com a separação da sua ex…., nunca trabalhou, nunca fez descontos, nunca contribuiu nos estudos e educação dos filhos…, fidjus patxari pa tudo lado.   Actualmente e a bem pouco tempo, aldrabou aos músicos radicados em Bissau, basta perguntarem e vão saber do que se trata,  Portanto uma pessoa que nunca foi capaz de se auto aconselhar a si mesmo…, poderia algum dia ser conselheiro de um Presidente da República???
Aqui reside um dos erros fatais de Serifo Nhamadjo na sua escolha.

2- Serifo volta a cometer o Segundo erro que se torna fatal ao nomear como seu chefe de gabinete- Dr. PORCEL…, como que um pessoa com problemas mentais, devido a um accidente no passado, poder ser chefe de gabinete de um presidente da república???  Tu falas com o homem agora, sais do gabinete, e o homem se esquece de tudo?????  Não leva a sério a nada devido a pancada na cabeça…, e quem conhece ao Dr. PORCEL sabe que eu Doka estou dizendo é verdade.          
Serifo Nhamadjo é um grande homem, um grande politico, um homem sério e humilde…, uma pessoa que luta pelo bem estar do seu povo…,  e no meu ponto de vista, foi e é o melhor presidente que a Guiné Bissau já teve. Um homem que vai pelo concenso e que detesta a violéncia.    Mas os seus únicos e fatais erros…, foram algumas nomeaçôes e decisôes tardias.  De resto, Serifo Nhamadjo, há que o aplaudir.

3- Nando Vaz…, todos sabemos quem é este homem, só não faz, quando não pode…., e se houvesse uns 10 elementos como ele neste governo de transição, acreditem que estariamos bem longe.   Nando Vaz, é um homem de palavra, humilde e simples, que procura conhecer os problemas ao fundo e dar o seu solucionamento de uma forma profissional e credivél.   Sempre mostrou e mostra a sua firmeza e disponibilidade em defender a dignidade do nosso estado…, é sempre o primeiro a dar a cara em tudo.   Nando quer trabalhar, mas muitas das vezes, não deixam e fica de mãos atadas devido ao sistema…., e sózinho nada pode fazer.   Pois precisa de uma equipa séria e firme como ele.  Enfim. 

4- Rui Duarte de Barros, um Primeiro Ministro que não gosta de confrontos ou de magóar a ninguém, mas no fim de tudo acaba ele mesmo de se magóar a si mesmo devido a tanta bondade.   Um homem a quem todos falam mal…, mas é a pessoa que mais trabalha neste governo.   É o primeiro a chegar ao seu posto de trabalho e o ultimo a sair.    Não consegue fazer mais…., tipo Nando Vaz, porque o próprio sistema lhe bloqueia.

Eu Doka, acho que o que mais está dificultando a este governo, são as nomeaçôes feitas.   As pessoas que foram postas e que continuam em certos lugares.  Vejamos:

-          Higino Mendes no ministério das finanças, como ministro…., este é um homem que não fala com ninguém e é arrogante.  Não procura solucionar os problemas, pelo contrário, agrava tudo e não respeita ao Rui e nem ao Nando Vaz, seus superiores.   Finanças, é um ministério sujo, composto por sujidade e muita mentira, acompanhado de falcatruas e por um circuito de pessoas viciadas e acostumadas a burlar e a roubar.   Nada, mas absolutamente nada funciona ali a não ser o roubar e detúrpar.   Existe muita negóciata suja ali dentro.

-          Por uma outra vertente, ter na APGB um Presidente de Conselho de Administração do tipo de quem la estava, deixa muito a desejar…, e há que aplaudir ao Ministro dos transportes- Orlando Viegas pela coragem e pela limpeza que efectuou.

-          Um presidente de Camera Municipal de Bissau…, Artur Sanhá, isto é de loucos, o que é que este homem faz ali???  Que conhecimento é que ele tem?

-          Os responsavéis da area de comunicação social no seu todo, ninguém faz o seu trabalho…, ninguém procura e nem desenvolve…, ninguém denúncia…, porque lhes faltam profissionalismo.  Todos são brincalhôes.

-          A area de segurança, aqui nem vale a pena falarmos quanto mais da saúde e da educação.

Guineenses, nada funciona na Guiné Bissau.
Todos mentem na sua maioria.  Ninguém é sério…, e cada qual apenas quer mostrar o protagonismo e não o profissionalismo.

Nha mantenhas.

Doka Internacional.

2 comentários:

  1. Ora viva nha ermon fidju di tchon Doka.
    És a maior decepção dos Guineenses que ainda acreditavam em ti.
    Eu pessoalmente estava a espera duma virada de pagina sobre os teus padrões.
    Infelizmente a reunião que tiveste com o 1º ministro foi benéfico para ti e a verdade se lixa.
    O senhor Doka tinha prometido aos teus leitores que ias revelar muitas coisas que se passa em Bissau.
    Que havia bloqueios em todo lado da administração publica e que havia pessoas nos altos cargos criminosos.
    Até perguntou se era o senhor Carlos Gomes o único criminoso na nossa praça Bissau-Guineense?
    Eu, Arnaldo Djú, estava ansioso e fiquei quase 2 dias colado ao teu blog.
    Afinal não passa de uma camuflagem porque o 1º ministro tapou-te a boca. Que haja paciência
    Doka essas pessoas que tu mencionaste em cima como pessoas trabalhadoras,sinceras e honestas, acabaste por dar um tiro nos teus próprios pés.
    Se não vejamos: o senhor Serifo Nhamadjo, não tem essas características humanas se o senhor Doka não sabe do passado deste homem é melhor não cair no ridículo. Porque qualquer Guineense atento sabe e muito bem quem é este senhor. Por isso não vou alongar mais para não perder o meu raciocínio.
    Nando Vaz, não tem essas características humanas, este senhor nas condições normais, nunca chegaria ao cargo que ele ocupa, todos nós sabemos e conhecemos o passado deste homem cá em Portugal.
    Nando Vaz, tornou-se um homem rico num espaço curto do tempo, até no ponto de ter em casa dele milhões e milhões de francos cefas, onde ele saiu com tanto dinheiro Doka?ganhou euro-milhões? paciência Doka.
    Rui de Barros o teu grande amigo, este senhor num país democrático já estava a trás das RADES, por motivos que todos nós sabemos e conhecemos menos o senhor DOKA.
    Mas vou relembrar os Guineenses menos atentos, este 1º ministro Rui de Barros, é a maior vergonha nacional, quem não lembra da famosa SERPENTE QUE ENGOLIU 15 MILHÕES DE DORES NO COFRE DE ESTADO? Na altura o 1º ministro era o senhor Faustino Imbali e o ministro das finanças era exactamente o amigo de Doka o actual 1º ministro Rui de Barros e quem não lembra na altura o senhor Kumba Iala mandou chamar este homem Rui de Barros para pedir explicação sobre o desaparecimento dessa quantia em causa e o espanto de todos os Guineenses foi a resposta acima citada.
    Por isso senhor DOKA onde esta as tais honestidades, sinceridades e trabalhadores destes senhores?
    Doka onde esta a verdade que tu tanto reclama?
    Doka até o teu amigo António Indjai, já sabe que estes senhores são gatunos só tu ainda não queres ver a verdade.
    É triste ver os Guineenses neste percurso de inverdades.
    Doka desculpa pela minha frontalidade e sinceridade contigo, mas prometo não te incomodo mais.
    Tens todo o direito de escrever o que te apetece.

    Nha mantenhas nha ermons fidjus di tchon.

    ResponderEliminar
  2. Bem dito Arnaldo Dju.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.