quinta-feira, 10 de outubro de 2013

GUINÉ-BISSAU E GUINEENSES NO SEU PIOR …
Tem-se falado muito ultimamente aqui na Guiné-Bissau sobre o rapto de crianças (e também adultos - fala-se de uma mulher grávida desaparecida) para extração de órgãos com vista ao seu tráfico. Toda a gente tem andado assustada e com os nervos à flor da pele. 
Acusação (suposta) tal prática maldosa tem recaído sobre a comunidade nigeriana residente no país. Porém, até presente momento NINGUÉM CONSEGUIU PROVAR NADA
Contam "estórias" de restos mortais crianças encontradas aqui e acolá mas nada corresponde a verdade. Ou seja, tretas. Hoje foi o culminar de tudo isso. Um grupo de populares cortou o trânsito na Chapa de Bissau (entrada da cidade de Bissau), alegando ter apanhado um cidadão da Nigéria (supostamente raptor de crianças), que entretanto teria escapado e pedido proteção na sua Embaixada (da Nigéria) em Bissau, junto ao Mercado de Bandim. 
Gerou-se um tumulto grande entre os populares, a polícia, Guarda Nacional e etc., que resultou em tiros (dizem que foi ao alto para dispersar) e lançamento de gás lacrimogéneo para dispersar as pessoas. As estradas que dão acesso à entrada da capital estiveram cortadas durante várias horas. Foi pânico geral que se gerou em Bissau a partir das 11h até às 14h ou 15h (horas de Bissau). 
Contam que um nigeriano foi linchado no Bairro de Antula, em Bissau (francamente, não sei se é verdade). Há muito diz que diz. O que eu sei é que gostaria de dizer aos nossos irmãos guineenses para pararem e pensarem antes de agir. Ainda ninguém conseguiu provar o suposto rapto de crianças e o tráfico de órgãos perpetrado por alguns cidadãos da República Federal da Nigéria aqui na GB. 
Não podemos embarcar em boatos para tratar mal imigrantes, pessoas que escolheram o nosso país para viver. Também, da mesma forma, existem emigrantes guineenses espalhados pelos quatro cantos do mundo à procura de uma vida melhor que NÃO tinham na Guiné-Bissau. Se uma acusação destas, sem provas nenhumas, estivesse a recair sobre uma certa comunidade guineense ou do Senegal ou Cabo Verde ou Portugal ou França ou Inglaterra, será que íamos gostar? 
Acho que não. Por isso, por favor guineenses (os que os que estão no país e os que estão na Diáspora) PÁREM E PENSEM UM POUCO. Tenham cuidado com os boatos. Podemos estar a cometer uma grande injustiça com os nossos irmãos africanos da Nigéria residentes aqui na GB. Tenham calma e aguardem... NÃO PODEMOS QUERER QUE TRATEM BEM OS GUINEENSES NA DIÁSPORA QUANDO TRATAMOS MAL OS ESTRANGEIROS NA GUINÉ-BISSAU. BASTA, CHEGA DE TUDO ISTO, IRMÃOS GUINEENSES


Por Ismael Medina (Advogado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.