segunda-feira, 19 de agosto de 2013

EGIPTO: A FORÇA DO PODER LAICO…

Dizia uma jovem islamita de 21 anos de idade, Nadia Ali: 

“Egipto é uma nação islâmica (…) e que o Governo está atuando contra a vontade divina e pagará por isso”. Contudo a situação não está ainda clarificada, mas tudo indica que Morsi aproveitou a autoestrada da liberdade e da democracia para transformar o palácio em mesquita. Mais uma lição para o mundo?

Na verdade, os adeptos da Irmandade Muçulmana estão encurralados em volta das mesquitas. E é cada vez arriscado aventurar-se fora delas. O cerco dos militares é cada vez mais estreito. Este domingo se notou o esgotamento e a confusão em que vivem os militantes da Irmandade Muçulmana. 

A chamada Aliança Contra o Golpe havia anunciado uma pomposa marcha em Cairo, mas o dia acabou sendo de escaramuças em território inimigo, com agrupamentos cada vez mais reduzidos. 

Nas ruas se via claramente que os islamitas egípcios estavam desorientados e sem direção, face a um futuro complicado, mas continuam a dizer que não tem medo. Mas, algumas marchas, por exemplo a do distrito de Maadi, sul do Cairo, que seguia até ao Tribunal Constitucional, que ainda não tinham sido desconvocada no domingo, avançava espreitando se o caminho estava livre, se franco atiradores, para desviar a marcha pelas estreitas ruas secundárias.


Abraços do Doka Internacional

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.