sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Almamo Danfá deixou um novo comentário na sua mensagem "AOS PRETENDENTES... Olhem para mim... Olhem bem pa...": 
Irmaos permitam que apresente minha reflexao a esse assunto:
AS ELEICOES SE APROXIMAM
Como diz a palavra: 


Eleições! Também podemos chamar de escolha, ou decisão, enfim muitos nomes merecem esse acto atormentador do nosso povo. 
De longe vemos o vulto do monstro eleição que nos chega a porta, momentos de alegria para outros, momentos de confusão para muitos (inocentes) e momentos de mais um engano posso até dizer de mentira a este povo.


Há bem poucos dias começam a apresentação de candidaturas de alguns Guineenses (políticos) que na sua maneira de falar dizem querer melhorar a nossa situação económica e muito mais e que na sua maneira de agir entendemos nós (povo) que são apenas instrumentos promotores de racismo, e corrupção que promovem mais pobreza e divisão dentro deste povo.


Na Guiné-Bissau a coisa mais difícil é que toda pessoa que se candidata as eleições, mesmo que seja para o comité do bairro, é admirado. Assim, sentimos uma forte estima aos candidatos as eleições presidenciais ate sentimos orgulho de nos aproximar dos candidatos que por sua vez usam essa admiração como arma de expansão de sua ideologia enganadora de aquisição do poder. No final de tudo voltamos ao nosso lugar (veiculo para a execução de poder). Daí começa novamente a mesma rotina de lutar ate morrer para sobreviver. 


Parece estranho dizer, lutar ate morrer: mas sei que entre muitos que lutaram para essa sobrevivência, são poucos entre eles que conseguiram suceder se bem que nem todos até sabem como lutar. A forma de governar o povo liberto pelas nossas gloriosas forcas armadas, continua a ser a mesma do colonizador: ensinar-nos a obedecer e ser explorados. Afinal a quem dizem querer mudar a situação nos seus discursos políticos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.