domingo, 26 de maio de 2013

A alguns dias atrás uma pessoa que se indentificou como Daniel Castro me enviou uma mensagem no meu e- mail, no qual me atacava ou criticava.  Mas eu Doka chamo a coisa de ataque pessoal e não de uma critica constructiva.

Eu acho que você enquanto amador de jornalismo devia ter mais cuidado com as suas atitudes e no que dizes no seu bolg….”.

Meu caro Daniel Castro, aqui reside a grande diferença no saber ler e no saber interpretar. Eu Doka lhe desafio em todas frentes para que o sr. me diga quando ou em que artigo eu Doka lhe cheguei de dizer que sou um Jornalista.  NUNCA.  Eu sempre me auto intitulei como sendo um DENÚNCIANTE das atrocidades do PAIGC.  Acho melhor o sr. voltar e rever o que leu.

Quanto as suas perguntas que me fez…, aqui vai:
1-        Si bu tene certeza di kuma Manuel Saturnino Costa mati na morte de caso 17 di Outubro, pabia di ke cu manda bu ca acciona um processo judicial contra el??
                
Resposta do Doka- Credi…, Anta gossi I assim?  Eu Doka é que tenho que abrir um processo crime ou acciónar um processo judicial contra o Manel Santchu do Saturnino da Costa???  O próprio estado Guineense ou familiares não sabem ou não teem conhecimento dos crimes deste animal???  Ou o sr. mesmo esta querendo tapar o sol com uma peneira.   Todos nós sabemos quem é e quem foi Manuel Saturnino da Costa.  Sabemos dos seus crimes.  Sabemos do seu envolvimento no caso 17 de Outubro e que toda a orquestração do mesmo teria começado em 1982 e que culminou com os fuzilamentos em 1986.
Aonde reside o segredo???  Quer falar do Caso Nicandro Barreto???  Fui eu Doka que pus o Nome de Manuel Saturnino na lista dos suspeitos na Procuradôria Geral  da República???  E quanto a morte do Lay Seck??? A Guerra civil de 1998…, os espancamentos as BIDEIRAS e as raparigas que usavam mini saias logo após a independência???   Camarada, isto são apenas alguns pontos para o sr. ir reflectir.

2-        “ Hugo Chaves tene cancro i murri, mas tudo djintis sibi kila na mundo, então pabia cu doença di Serifo Nhamadjó ca pudi sibidu?
Resposta do Doka- De novo???  Volte a ler o artigo.  Eu critiquei ao Aly Silva da forma Irónica em como ele públicou e desenvolveu a noticia.  Foi nesse aspecto.  Volte a ler de novo. Ok??? E depois falamos.

3-        N´misti pa bu explicam caso 21 di Outubro si nhu Serifo Nhamadjó ca mati la? Pabia tudo kim ku murri na governaçon di Cadogo é fala nhu Cadogo cu mata….!!!
Explicam morte di Ansumane Mané, Veríssimo Correia Seabra, Domingos De Barros e mais alguns soldados cu murri na governaçon di Kumba Yala, i pabia di ké cu manda é ca ta fala i Kumba Yala cu mata elis??”.
Resposta do Doka- Pergunta ku bu fassim na número 1…., riba tráss bu lei…, el ki  nha ressposta.  Utiliza bu pergunta.

4-        “O músico, Guineense, Doka internacional, editor do blog ‘Doka internacional’ deslocou-se a Bissau para mendigar junto do governo ilegítimo o financiamento do seu projecto de álbum e um concerto a realizar em Bissau com a sua banda.
 O governo, por sua vez, como não zela pela satisfação do interesse público, no momento em que está a ausentar-se e a proceder a cortes dos salários e subsídios dos funcionários das finanças, com sucessivos greves nos sectores da saúde e Educação, decidiu meter a mão no dinheiro do povo guineense e cedeu-lhe um título de quatro milhões e setecentos mil francos (4.700.000,00 Cfa) tal como aconteceu com um tal de Atanásio Atchué que recebeu quatro milhões em contrapartida da sua canção em que diz que se o Governo anterior pagava os salários a 25, e este (deles) paga a 22 dois de cada mês.
 A que titulo e legitimidade têm o sr. Doka e sr. Atanásio para pedirem e receber do fundo público os referidos montantes sem terem prestado nenhuns serviços públicos dignos de tal epíteto ao povo guineense? “

Resposta do Doka- Deslocar- me a Bissau para Mendigar??? Eu Doka??? Então o sr. não me conhece bem bem.  Se me dissesse ou utilizasse a frase exigir…, até que talvez eu era capaz de aceitar.   Mas mendigar??? Esqueça isso.  O DOKA nunca mendigou ou bajulou.  Eu falo recto, na cara e dou a cara.  

Quando quero, luto e consigo o que quero…, faço que me dá na telha e sem pisar no meu próximo.  Batalho no meu dia a dia para sustentar aos meu filhos e vou ajudando aos meu familiares e amigos na medida do possivel.   MENDIGAR.., quem me conhece lhe vai desmentir isso.  Pense.

O projecto que o sr. me fala, deveria era de me agradecer, porque esse mesmo projecto foi pela primeira vêz na história da guiné Bissau que se fez um trabalho investigativo, pondo os que sofreram para que fossem ouvidos, e para que os guineenses saibam a verdade de quem é quem.  Fiz tudo isso com o meu dinheiro, e o sr. diz que o governo me deu um titúlo de (4.700.000,00 Cfa???   

Acho que o sr. se nganou no montante. Bem…, pelo menos, mesmo que assim seja ou fosse…, pelo menos não roubei e nem desviei nada dos cofres do estado…, significa que pedi, que mendiguei.  Quer dizer que não cometi nenhum pecado e nenhum crime.  Segui e fui nos tramites legais e algúem me ouviu.  Ainda bem.

Mas apenas para lhe esclarecer algo…., o que eu Doka MENDIGUEI e consegui foi 4 vezes o montante superior ao que o sr. fala.

Pense…, e quanto ao Atanásio Atchuén, eu Doka nao estou dentro do assunto…, ele pode falar por ele.

Nós não podemos ser financiados na música??? Quantas pessoas não foram financiadas para matar???

Caso do Nino Vieira, não houve financiamento???  Caso do Hélder Proença, quem financiou a sua morte- assassinato?
Quem financiou a boma que eliminou Tagma??? Quem financiou o assássinato de Samba Djaló??? Bass dabó???
Quem financiou o regresso de Pansau Intchamá???
Quer falar comigo acerca de financiamentos???  
Nao quer fazer essas perguntas ao cadogo jr.???
Eu Doka pelo menos nao me escondo..., dou a cara e meto o dedo na ferida.

Eu sou músico.  Não posso ser financiado??? Isso é crime???   Bom, pelo menos nao matei a ninguém…., se as coisas fossem assim na nossa terra…, não estariamos como estamos hoje.  Dúvida???

Mais vale pedir do que roubar.
Estou errado???
Prefiro entao MENDIGAR.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.